A terceira etapa da exposição Beira Baixa sob Perspetiva chega a Oleiros no próximo dia 18 de janeiro e estará patente ao público até 19 de março, no Posto de Turismo Municipal.
“Com um novo território, um novo tema. Partindo da ideia de sacralidade feminina, pergunta-se: o que há de sagrado no feminino? O que há de transcendente nos objetos expostos? As peças que acompanham a seleção fotográfica de Pedro Martins e Valter Vinagre e a instalação sonora de Filipe Faria são absolutamente comuns. Porém, numa apresentação aparentemente simples, pede-se ao visitante não para olhar com os olhos na sua simplicidade, mas para ver mais fundo, procurar o seu significado para quem os possuiu e usou. Que significado tiveram estes objetos na vida destas mulheres? Podem estes objetos refletir a sacralidade da vida feminina?”
Recorde-se que este projeto expositivo se reparte em seis momentos, tendo percorrido os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
Depois da passagem por Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e das respetivas abordagens, através da noção do intangível – o som dos lugares – e do ciclo de produção do azeite – a dimensão estética do funcional -, Oleiros acolherá o terceiro momento, destacando a dimensão transversal da mulher.
A iniciativa insere-se no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, o qual é promovido pela CIMBB e Municípios integrantes, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu (FEDER) / Portugal 2020/Centro 2020.
Beira Baixa sob Perspetiva inaugura esta sexta-feira em Oleiros
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on