6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura Desenhos de Vasco Custódio mostram quelhas e vielas de Proença-a-Velha no CCR

Desenhos de Vasco Custódio mostram quelhas e vielas de Proença-a-Velha no CCR

Dedicada ao património edificado de Proença-a-Velha, a exposição “Entre Quelhas e Vielas” de Vasco Custódio foi inaugurada no sábado passado, 19 de janeiro, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, onde estará patente até finais de fevereiro.
A exposição inclui 25 obras, entre o desenho de observação (“Urban Sketch”) e a pintura, que foram criadas por Vasco Custódio, jovem artista com raízes em Proença-a-Velha, no âmbito das comemorações dos 800 anos do foral da povoação.
“A exposição apresenta um olhar detalhado sobre o edificado de Proença-a-Velha, essencialmente através do desenho rápido mas englobando também pinturas, com o objetivo de registar momentos e pormenores que nos escapam numa observação mais casual”, afirma Vasco Custódio, que quis contribuir para a “valorização do património” desta região.
A abertura da exposição juntou no CCR dezenas de pessoas, a maioria oriunda da região, que apreciaram a oportunidade para redescobrir os seus espaços de sempre, através dos traços de Vasco Custódio.
Na sessão de inauguração, a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, destacou a nobreza que a mostra traz às “comemorações dos 800 anos do nosso primeiro foral, permitindo-nos ver a nossa terra com outros olhos”.

A exposição está patente no Centro Cultural Raiano até finais de fevereiro

Em representação da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Paulo Longo, responsável pela Divisão de Cultura, enalteceu o mérito das ações que têm assinalado os 800 anos do foral proencense: “Além de cumprirem o objetivo essencial da efeméride, resgatando testemunhos históricos, estas iniciativas têm convocado olhares contemporâneos sobre Proença-a-Velha, criando algo novo e projetando futuro”.
Até final de fevereiro patente no foyer do Centro Cultural Raiano, a mostra foi inicialmente acolhida em Proença-a-Velha, no Núcleo dos Lagares de Azeite.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: