6.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Abril 20, 2021
No menu items!
Início Nacional Viana do Castelo eleito o melhor distrito de Portugal para se viver

Viana do Castelo eleito o melhor distrito de Portugal para se viver

  • Viseu foi considerado o distrito mais seguro;

  • Lisboa, Porto e Setúbal tiveram as piores avaliações a nível de ‘Segurança’;

  • ‘Transportes Públicos’ e ‘Espaços de Saúde’ são os fatores que geram maior descontentamento;

  • Beja foi o distrito que recebeu pior classificação;

  • A região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a que recebeu piores classificações;

  • Porto destaca-se de Lisboa no ‘Estacionamento’, ‘Espaços de Saúde’ e ‘Limpeza’, tendo ficado em 6º lugar no ranking.

Os 18 distritos de Portugal foram avaliados junto de 14.998 indivíduos residentes em Portugal, que avaliaram o distrito onde vivem de acordo com 12 fatores – Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento – segundo um estudo conduzido pelo portal imobiliário Imovirtual, através de um inquérito online quantitativo.
O distrito de Viana do Castelo foi eleito no melhor do país para se viver, tendo sido melhor avaliado a nível da ‘Qualidade do ar’ (4,19), ‘Acessos’ (4,03) e ‘Silêncio’ (3,96), com uma avaliação global de 4,02 numa escala de 1 a 5.
No top 5 de distritos melhores para se viver encontram-se respetivamente Viana do Castelo (4,02), Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87). Já no top 5 dos piores classificados, destacam-se Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).
No geral, a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior.
A nível de ‘Segurança’ os distritos que tiveram pior nota foram Lisboa, Porto e Setúbal. Já os distritos do interior e norte como Viseu, Vila Real e Castelo Branco foram os melhor classificados nesta categoria, com destaque para Viseu que foi considerado o mais seguro (4,35), tendo sido a melhor nota dada entre todas as categorias.
Lisboa ficou em 10º lugar do ranking dos melhores distritos para se viver em Portugal, com uma classificação geral de 3,78, tendo sido melhor avaliada a nível de ‘Acessos’ (4,04) ‘Segurança (3,89) e ‘Estabelecimentos de Ensino’ (3,74) e pior avaliada a nível de ‘Silêncio’ (3,55) e ‘Estacionamento’ (3,34).
Já o Porto destaca-se de Lisboa no ‘Estacionamento’, ‘Espaços de Saúde’ e ‘Limpeza’, mas no geral foi penalizado nas classificações referentes à ‘Qualidade do Ar’, ‘Segurança’, ‘Silêncio’ e ‘Estacionamento’, tendo recebido uma pontuação geral de 3,82, encontram-se em 6º lugar no ranking.
De uma forma geral, há uma maior satisfação com a Segurança e a Qualidade do Ar e um maior descontentamento com os Transportes Públicos e Espaços de Saúde.
Os dados para este estudo foram recolhidos de Abril a Setembro de 2018, contabilizando um total de 14.998 respostas de indivíduos residentes em Portugal.
A média do número de pessoas que vivem na mesma casa (incluindo o inquirido) foi de 3 pessoas, enquanto a média do número de crianças e jovens com menos de 18 anos que vivem na mesma casa (incluindo o inquirido) foi de 1 pessoa.
Foto: olharvianadocastelo.blogspot.pt
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: