17 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Desporto Osaka é a primeira asiática na liderança WTA, João Sousa sobe a...

Osaka é a primeira asiática na liderança WTA, João Sousa sobe a 39.º no ranking ATP

A tenista japonesa Naomi Osaka é a primeira asiática a liderar o ‘ranking’ feminino mundial, depois de vencer no sábado o Open da Austrália, torneio que permitiu ao português João Sousa subir ao 39.º em masculinos.
Em Melbourne, Osaka venceu na final a checa Petra Kivtova, por 7-6 (7-2), 5-7 e 6-4, para conquistar apenas o terceiro troféu da sua carreira e dois deles são de torneios de Grand Slam, no sábado em Melbourne e no último ano no Open dos Estados Unidos.
A Ásia tem pela primeira vez um tenista no topo mundial, tanto em masculinos como femininos. A esta proeza, Osaka junta ainda o facto de ser a mais jovem (21 anos) a liderar nos últimos nove anos.

A japonesa destronou a romena Simona Halep, eliminada nos oitavos de final em Melbourne e que agora é terceira classificada, atrás de Petra Kivtova, que subiu quatro posições e é segunda, depois de ser finalista vencida.
Em masculinos, com a vitória de Novak Djokovic na final a cimentar a liderança do sérvio na classificação ATP, o segundo lugar continua a pertencer ao espanhol Rafael Nadal, finalista vencido, e o alemão Alexander Zverev subiu a terceiro.
O suíço Roger Federer, o tenista com mais títulos em ‘majors’ da história, caiu do terceiro para o sexto lugar, depois de ser eliminado nos oitavos de final pelo grego Stefano Tsitsipas, que subiu a 12.º.
O português João Sousa, afastado nos 16 avos de final pelo japonês Kei Nishikori, subiu cinco posições e é 39.º, ainda atrás daquele que é o seu melhor resultado no ranking, quando em maio de 2016 foi 28.º.
Pedro Sousa, que pela primeira vez participou num Grand Slam, em que foi eliminado na primeira ronda, progrediu dois lugares e está à porta do top-100, na 101.ª posição, a melhor da sua carreira.
Em pares, destaque para a subida de 13 lugares de João Sousa, para o 32.º, que, a fazer dupla com o argentino Leonardo Meyer (subiu de 48 para 38), atingiu as meias-finais do Open da Austrália.
*Lusa / Foto: TENNIS AUSTRALIA/FIONA HAMILTON HANDOUT

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Central de Biomassa do Fundão: Bloco denuncia que já passaram os 80 dias para obras de melhoramento

Continuam as queixas dos moradores devido ao ruído da Central de Biomassa do Fundão. Na sessão ordinária da...

Lisboa terá programa de Bolsas em homenagem a Alcindo Monteiro proposto pelo LIVRE

Os Deputados Municipais do LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram na reunião do passado dia 22 de Setembro uma Recomendação para homenagear Alcindo...

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: