Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 12, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

A história ao sabor de “Gravuras do Côa”

A história ao sabor de “Gravuras do Côa”
José Lagiosa

É na margem esquerda do rio Douro que desagua um afluente com um nome que jamais será esquecido: Côa.

Uma galeria viva ao ar livre, onde as rochas de xisto que delimitam o seu leito foram transformadas em obras de arte, através de manifestações rupestres com 20 mil anos.

Este é também um lugar abençoado e único, por conjugar dois patrimónios mundiais classificados pela UNESCO: as gravuras paleolíticas descobertas há duas décadas e o Alto Douro Vinhateiro.

Nestas encostas nasceu o “Gravuras do Côa”, um Reserva, Tinto e Branco, que homenageia o génio e o impulso criador dos nossos antepassados.

O mote para o rótulo com criatividade da M&A Creative Agency surgiu dos artefactos que fizeram parte do quotidiano milenar.

A riqueza deste projeto criativo está patente em todas as peças desenvolvidas, desde o rótulo ao packaging.

De facto, foram usados processos inovadores e complexos nunca antes reproduzidos num rótulo até aos dias de hoje.

Desde cunhos modulares, que conferem uma perspetiva volumétrica tridimensional dos artefactos que constituem cada rótulo, à impressão. Neste caso executada numa base de estanho, a qual posteriormente foi ilustrada manualmente, trazendo vida à peça no seu todo.

Enquanto a tinta estava fresca, meticulosamente foram limpas, algumas áreas, obtendo o efeito desgastado.

Entre outras tantas etapas, que foram sendo levadas a cabo, o resultado final é o que se pode apreciar em qualquer uma das peças, quer visual como tatilmente. Uma experiência sensorial, sem dúvida.

Dada a complexidade do projeto a M&A Creative Agency desenvolveu um Packaging Prestige exclusivo, projetado pela equipa de desenvolvimento de produto e concebido manualmente por experientes artesãos que trabalham na arte de talhar madeira.

Foram criadas duas caixas em madeira maciça de tília, envelhecida, e interior forrado em tecido branco/ preto aveludado.

Ambas pintadas em harmonia com os vinhos: o Tinto a preto e o Branco com acabamento pintado a branco.

O puxador, este sim foi um desafio técnico, porque foi trabalhado em “talha” 100% manual, de forma a replicar os mesmos artefactos dos rótulos.

Em suma, este é um projeto com assinatura exclusiva e que faz jus à história que está presente em “Vila Nova de Foz Côa”.

Segue o link para assistir ao vídeo Making of do “Gravuras do Côa”: https://bit.ly/2WrW65E.

Comentar