Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Fevereiro 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Europa, que futuro?

Europa, que futuro?
José Lagiosa

Numa época em que a União Europeia sofre ataques políticos, vindos dos mais variantes quadrantes, sendo que o Brexit do Reino Unido, é para já, a face mais visível, a direção do Beiranews, decidiu convidar os representantes, com incidência nos respetivos cabeças de lista, dos partidos que já anunciaram irem a votos nesta mega auscultação dos eleitores europeus, bem como os partidos que prevêem a sua candidatura embora ainda não tenham confirmado propriamente a ida a votos.

Assim criámos a rubrica “Europa, que futuro?” que entre, o próximo dia, 3 de Fevereiro e 28 de Abril, será um espaço de opinião sobre esta temática.

José Lagiosa

Contamos, já na próxima semana, anunciar um calendário muito perto da sua versão final, assim as respostas dos nossos convidados chegue no timming desejado e esperado.

Para que os nossos leitores começam a ganhar água na boca, o nosso convite foi, desde já, endereçado a, CHEGA, NÓS CIDADÃOS, MPT, PURP, LIVRE, ALIANÇA, PAN, PDR, BE, CDS e CDU, faltando enviar ao PSD e PS, o que será feito durante a semana que agora se inicia.

As eleições Europeia 2019 que terão lugar, em todos os países da UE, excepto Inglaterra, caso não haja alteração da saída, em Maio de 2019, concretamente entre os dias 23 e 26, com os portugueses a exercerem o seu direito de voto no último dia do prazo ou seja, no domingo 26.

É importante que o os cidadãos europeus, em geral e os portugueses em particular se mentalizem que têm de ser parte fundamental nas escolhas eleitorais sob pena de o Parlamento Europeu vir a ser constituído por pessoas que não os representam.

Pela nossa parte, pensamos que esta iniciativa será, um contributo para a tão desejada mobilização, neste caso, dos eleitores portugueses.

A Europa é hoje uma realidade, importante, na vida de milhões de cidadãos do velho continente.

Não deitemos a perder tudo aquilo que de bom já foi construído na EU. Há muito mais a fazer, mas essa construção só será plenamente legitimada se e quando beneficiar da participação plena dos cidadãos europeus.

O Beiranews, juntar-se-á sempre e quando for necessário para ajudar a esse desígnio.

Essa a razão primordial desta iniciativa editorial. Esperemos que os, cabeças de listas dos variados partidos portugueses que irão ser os protagonistas da eleição, assumam igualmente as suas responsabilidades e respondam positivamente ao nosso convite.

Para já e saudamos a prontidão na resposta, estão confirmados os candidatos Fernando Loureiro, do PURP, Francisco Guerreiro do PAN e Marisa Matias do BE.

Esperamos para a semana ter mais algumas confirmações.

Até lá tenham uma ótima semana!

*José Lagiosa, director beiranews.pt

 

Comentar