Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 12, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Fundação “la Caixa” escolhe Castelo Branco para expor “A Floresta”, pela 1ª vez em Portugal

Fundação “la Caixa” escolhe Castelo Branco para expor “A Floresta”, pela 1ª vez em Portugal
José Lagiosa

A exposição “A Floresta”, a primeira mostra itinerante em Portugal da Fundação ”la Caixa” e do BPI, está patente ao público na Devesa, em Castelo Branco, até ao próximo dia 21 de fevereiro.

Inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e pelo  presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, a exposição é um convite aos visitantes para  uma viagem a todo o ecossistema associado à Floresta.

A mostra destaca a importância das árvores e as funções que desempenham, como a regularadoras da humidade e a temperatura, o contributo que dão para o funcionamento do ciclo da água ou da purificação do ar e como favorecem a formação de húmus, protegendo os solos dos processos erosivos.

A estas funções acrescem as associadas ao aproveitamento das florestas como recursos e o grande valor sociocultural que têm para os seres humanos.

Na inauguração, Luís Correia relembrou o trabalho desenvolvido pela autarquia no que diz respeito a este tema. “Temos, através do gabinete municipal de Proteção Civil, desenvolvido várias ações para a protecção da floresta”.

E a título de exemplo referiu a Serra da Gardunha, local onde, “em 2018, após o incêndio que assolou a zona plantámos 56 hectares de especies autóctonas”.

Em 2018 a autarquía criou, ainda, 102 hectares de faixas de gestão de combustíveis em terrenos da autarquía e beneficiou 430 quilómetros de rede viária florestal, tendo sido ainda realizadas mais de 30 ações de sensibilização.

A exposição apresenta as principais espécies arbóreas da Península, a suas características ecologias e a sua ligação com o ser humano, além de apresentar cinco das árvores mais singulares da Península Ibérica.

A mostra “A Floresta” pode ser visitada até 21 de fevereiro no Centro Cívico de Castelo Branco, de segunda a sexta-feira, das 12 às 14 e das 15 às 20 horas. Sábados, domingos e feriados das 11 às 14 e das 15 às 20 horas.

As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, às 19 horas, e aos sábados domingos e feriados às 12 e às 19 horas.

Os interessados devem fazer marcação prévia através do telefone: 211 21 62 62.

Comentar