Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Município de Ródão promoveu sessão de sensibilização sobre alterações climáticas

Município de Ródão promoveu sessão de sensibilização sobre alterações climáticas
José Lagiosa

O Município de Vila Velha de Ródão promoveu, na tarde de 11 de janeiro, na Escola Primária de Fratel, uma sessão de sensibilização sobre os riscos associados às alterações climáticas que contou com a presença de muitos munícipes.

A iniciativa é uma das muitas atividades previstas no projeto “Sensibilização dos Rodenses para os Impactos das Alterações Climáticas”, uma ação que resulta de uma candidatura do Município ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

O objetivo é melhorar o nível de conhecimentos que a comunidade rodense tem sobre a questão das alterações climática e dotá-la de ferramentas que permitam a implementação de boas práticas de mitigação ou adaptação a elas, a nível individual e coletivo.

A sessão teve início com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que explicou que a questão das alterações climáticas é um problema que nos deve preocupar a todos e que, ao abraçar este projeto, o objetivo da autarquia é sensibilizar a população para esta questão e implementar práticas que levem a uma melhor utilização dos recursos.

Seguiu-se a intervenção de Maria da Conceição Vieira, da consultora Enhidrica, empresa parceira da autarquia na implementação do projeto.

Esta responsável fez uma apresentação do projeto, centrando-se no papel dos rodenses em termos de adaptação e combate a este fenómeno.

A sessão contou ainda com a participação de Pedro Conde, da Câmara Municipal de Seia, que explicou de que forma aquele município desenvolveu estratégias de adaptação às alterações climáticas.

Esta ação de divulgação e sensibilização foi a primeira de uma série de palestras a realizar em cada uma das freguesias do concelho de Vila Velha de Ródão, de forma a envolver a comunidade e alertá-la sobre as diferentes vulnerabilidades climáticas a que o município está exposto.

 

Comentar