20.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioCulturaPonto mais alto de Portugal recebe concerto de acordeão no Montanha Pico...

Ponto mais alto de Portugal recebe concerto de acordeão no Montanha Pico Festival

A montanha do Pico, nos Açores, o ponto mais alto de Portugal, recebe dia 12 um concerto de música a cargo do músico Nuno Carpinteiro, que apresenta o seu trabalho original em acordeão a 2.351 metros de altitude.
“O músico português compôs uma música intitulada ‘A Montanha’ que pretende estrear no ponto mais alto de Portugal a 12 de janeiro e o público está convidado para o concerto que deverá ocorrer pelo meio-dia, dependendo do tempo de subida da montanha”, disse Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, em declarações à agência Lusa.
Aquela associação promove, pelo quinto ano, o Montanha Pico Festival que pretende incentivar a criação de projetos relacionados com “a montanha ou montanhas do mundo”, valorizando também estes locais e preservando a sua cultura.
“Ao longo destas edições tem sido incrível a participação do público. Por exemplo, às oito horas da manhã a Casa da Montanha já está lotada de pessoas que pretendem fazer a subida para assistirem ao concerto”, sublinhou Terry Costa, lembrando que se trata de um percurso que leva em média oito horas, dependendo das condições meteorológicas, desde a subida da parte da manhã, à hora do concerto e pesquisa pela cratera e piquinho da montanha, terminando com a descida.
O violoncelo de Guilherme Rodrigues, o saxofone de Luís Senra e ainda a gaita-de-foles de Ross OC Jennings, foram outros concertos realizados na Montanha em edições anteriores do festival, segundo lembrou Terry Costa.
A quinta edição do Montanha Pico Festival, que arrancou no dia 01, decorre ao longo de todo deste mês de janeiro, com exposições em cada concelho do Pico e no Museu dos Baleeiros, com mais de 20 eventos na ilha, como noites de cinema, exposições, tardes de chá aos domingos, com artistas de 12 países que se dedicam à temática da cultura montanhosa, além de outras iniciativas que podem ser consultadas em http://www.picofestival.com.
Estão ainda agendados eventos especiais, como a estreia mundial do filme ‘2351’ de Pedro Canavilhas, a subida ao pico com um concerto de acordeão e o programa PedrArte, onde os artistas desenvolvem trabalhos inspirados ou executados na pedra basáltica do Pico, acrescentou Terry Costa.
O diretor artístico referiu ainda que na sexta-feira, 11 janeiro, na noite antes da subida à montanha, “vai decorrer um concerto especial no auditório da Madalena, apresentando 3 Solos”.
Nuno Carpinteiro apresenta o seu trabalho original em acordeão, Gonçalo Cruz volta à ilha com gaita-de-foles e para apresentar a Gaita Cammino Montanha do Pico, inspirada pela própria ilha montanha, e Luís Senra regressa com o seu saxofone para uma atuação intitulada “da montanha às estrelas é já ali”, indica o programa.
Montanha Pico Festival tem como parceiro institucional a direção regional do Ambiente.
*Lusa / Foto: MIGUEL A.LOPES

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading