Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 13, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Projetos educativos animaram férias de Natal das crianças do Concelho da Sertã

Projetos educativos animaram férias de Natal das crianças do Concelho da Sertã
José Lagiosa

Na interrupção lectiva de Natal, no passado mês de dezembro, mais de 70 crianças do concelho da Sertã usufruíram de diversas actividades, disponibilizadas no âmbito de diversos programas educativas promovidos pela Câmara Municipal da Sertã.

No âmbito do projecto Férias a Brincar, integrado nas Atividades de Animação e Apoio à família, cerca de 41 crianças dos 3 aos 6 anos (do Jardim de Infância da Sertã e do Centro Escolar de Cernache do Bonjardim), puderam assistir à peça de teatro “O Pai Natal Verde”, patinaram na pista de gelo da Alameda da Carvalha, visitaram o presépio da APPACDM e participaram em atividades desportivas e musicais.

Tiveram também oportunidade de construir a “Casa do Pijama”, confeccionar bolo rei e a respectiva caixa de transporte.

E porque a Ciência não é só para os mais velhos, o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta levou a Ciência à Escola, neste caso aos jardins de infância de Cernache do Bonjardim e da Sertã.

Respeitando a temática da época, tão cheia de cor e fantasia, as atividades desenvolvidas foram diversificadas, para que as crianças se divertissem a fazer coisas diferentes e aliciantes.

No que concerne ao projecto “Tempo de Acolher, a vertente de interrupção letiva que abrange crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico de cinco escolas (Várzea dos Cavaleiros, Cabeçudo, Castelo, Pedrógão Pequeno e Cumeada), teve a Escola Básica do Cabeçudo como anfitriã.

Uma das atividades do Férias a Brincar no Natal

As crianças e alunos desta escola apresentaram-na aos colegas de outras escolas, assim como o espaço envolvente, apresentando a sua freguesia. Durante o passeio de reconhecimento da freguesia, as 29 crianças e alunos das cinco escolas participantes recolheram diversos materiais que usaram na elaboração de trabalhos natalícios, entre eles um painel decorativo, que ofereceram aos seniores do Centro de Dia do Cabeçudo, numa manhã em que os visitaram e com quem confraternizaram.

Do leque de actividades fez também parte a participação no ateliê de Artes Plásticas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, a patinagem na pista de gelo e a peça de teatro “O Pai Natal Verde”.

Na próxima interrupção letiva, outra escola das cinco abrangidas assumirá o papel de anfitriã, com o objetivo de divulgar junto da comunidade educativa, especialmente junto dos mais novos, as particularidades de cada freguesia, em termos culturais e vivenciais, abrangendo a comunidade educativa local e a comunidade em geral, nomeadamente através da colaboração e envolvimento das Juntas de Freguesia.

 

 

Comentar