Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 18, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Salão Alma Azul em Alcains recebe “Contos Exemplares de Sophia” no próximo dia 6

Salão Alma Azul em Alcains recebe “Contos Exemplares de Sophia” no próximo dia 6
José Lagiosa

Para assinalar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nasceu em novembro de 1919, a Alma Azul preparou um Programa dedicado à sua prosa e poesia, que terá várias iniciativas na Alma Azul ao longo do ano.    

Em janeiro, no Dia de Reis, a Alma Azul lê e analisa o conto “Os Três Reis do Oriente – Gaspar”, a primeira parte do conto, dividido em três, que Sophia publicou na Antologia “Contos Exemplares”, uma coletânea de contos profundamente humanistas e de intervenção social, como são: “O Jantar do Bispo”, “Retrato de Mónica”, e o “Homem”.

Também a sua reflexão sobre a Poesia se encontra em “Homero”, mas especialmente em “Os Três Reis do Oriente – Belchior, que a Alma Azul vai Ler e analisar no mês de março, próximo do Dia Mundial da Poesia, deixando para dezembro, a terceira parte do conto, dedicada a Baltasar.

Antes, em junho, e dentro do Programa d“Galáxia Camões”, que a Alma Azul trabalha desde 2011, a abordagem à Obra de Sophia será através do poema “Camões e a Tença”, e do texto que Sophia leu em Coimbra, em 1980, sobre Luís de Camões.

 

Em “Gaspar – Os Três Reis do Oriente”, que a Alma Azul apresenta em Alcains, no dia 6, domingo, às 16 horas, o tema é a Justiça e a Liberdade Religiosa.

Antes de Gaspar sair do seu reino para seguir a Estrela, terá uma dura e reveladora experiência que mudará a sua vida para sempre.

E da primeira parte do conto surge um pensamento (quase prece) de Gaspar: “Que pode crescer dentro do tempo senão a justiça?” um mote para uma Conversa, no Salão Alma Azul, em Alcains.

A Alma Azul leva, ainda, “Os Três Reis do Oriente”, de Sophia, à Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, no próximo dia 11 de janeiro, sexta-feira.

E em fevereiro, realiza seis sessões do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, nas Escolas de Viana do Castelo, a convite da Biblioteca Municipal.

Como a Alma Azul completa 20 anos em 2019, em todas as sessões que realizar na sua sede, a produtora de atividades culturais oferece iguarias da região, especialmente o Requeijão Tostado à Moda de Alcains.

 

 

Comentar