O panorama futebolístico nacional está ao rubro com o aproximar do dérbi lisboeta Sporting CP-SL Benfica.
Depois de os leões terem conquista a Taça da Liga da época 2018-2019, sem vencer nenhum jogo, ambos terminaram empatados e foram resolvidos por grandes penalidades, eis que chega a hora de o Benfica visitar Alvalade.

O jogo, para além do tão tradicional dérbi lisboeta, é um importante momento para qualquer das equipas.
Por um lado estará a formação da casa, já com algum atraso, para os demais adversários e o Benfica que após a saída do anterior treinador, Rui Vitória, ainda não perdeu, para a Liga, sob os comandos do jovem Bruno Lage.
Se por um lado as águias vão querer, no mínimo, manter a distância em relação FC Porto, por outro, os leões não podem correr o risco de dizerem prematuramente adeus ao título.
Adivinha-se, portanto, um jogo empolgante, esperemos que bem jogado, com os três pontos tão importantes, nesta altura do campeonato, para qualquer uma das duas equipas.
A vitória do Sporting é o resultado que mais interessa, em teoria, ao atual líder da classificação, o Sporting, no entanto é um resultado que deixaria o Benfica bem mais longe do título, ou seja, é aquele que mais agradaria aos portistas.
Colocadas as perspetivas que mais agradariam aos interessados, não esquecer a equipa bracarense que tem tentado fazer pela vida e que também tem de ser colocada na equação.
É evidente que o empate ou mesmo a vitória sportinguista seria, à priori, o melhor resultado para o Sp. Braga já que o colocaria na segunda posição na tabela, caso vença o seu jogo da jornada.
O que interessa, no entanto, é que seja uma bela página da promoção do futebol, com exibições de ambas as equipas que sejam gratificantes para os milhares que forem ao estádio e para todos aqueles que sigam o jogo através da televisão.
Mais importante que a clubite, está o próprio futebol, o espetáculo e a verdade desportiva, pelo que é necessário que a equipa de arbitragem esteja à altura da situação.
Ganhe um dos dois ou empatem, o importante é ser um grande momento de desportivismo e de bom futebol.
Ganhamos todos e ganha o futebol nacional!
*José Lagiosa, diretor beiranews.pt