20.9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Cultura “O Mundo Natural da Beira Baixa” em exposição na Casa de Artes...

“O Mundo Natural da Beira Baixa” em exposição na Casa de Artes e Cultura do Tejo

É inaugurada na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, na peóxima sexta feira, 15 de fevereiro, pelas 18 horas, a exposição “Encantal – O Mundo Natural da Beira Baixa”, que reúne ilustrações em aguarela da autoria de Luísa Ferreira Nunes.

Trata-se de uma expedição ao mundo natural do interior, na Beira Baixa, de Castelo Branco, Idanha, Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Rodão, através de ilustrações científicas em aguarela e lápis de cor, sobre papel de aguarela.

“Durante os dois últimos anos e muitos mais de trabalho de campo, percorri a Beira Baixa e explorei os lugares mais recônditos do mundo natural. Numa entrega que nem sempre foi fácil, escrevi e ilustrei, como vi, animais, plantas e habitats”, explica Luísa Ferreira Nunes, ilustradora e colaboradora da revista Visão Verde.

Para a autora, a ilustração científica, enquanto ferramenta de comunicação e exposição da ciência com vista à promoção da conservação e da literacia biológica, permite mostrar o que não é facilmente observável a olho nu através da apresentação de detalhes importantes ou características perdidas pela descrição científica ou por fotografias.

Luísa Ferreira Nunes é licenciada em Ecologia Florestal e realizou pós-graduação e Biologia e Biometismo, tendo desenvolvido o trabalho de doutoramento em ecologia de insectos.

Docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e membro do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (ISA-UTL), estudou ilustração, como bolseira, na University of Arts of London, Reino Unido. Desde 2007, participou em várias expedições científicas em desertos, Alasca, Ártico, selvas da América Central, Pacifico e Sul da Ásia.

Uma das ilustrações patente na exposição “Encantal – O Mundo Natural da Beira Baixa em Vila Velha de Ródão

A exposição “Encantal – O Mundo Natural da Beira Baixa” está patente na Casa de Artes e Cultura do Tejo a partir de 15 de fevereiro e até 31 de março.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: