13.3 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Cultura Alunos da Universidade Sénior de Oleiros visitaram Rádio Condestável no dia que...

Alunos da Universidade Sénior de Oleiros visitaram Rádio Condestável no dia que assinala este meio de comunicação

O Dia Mundial da Rádio celebra-se, desde 2012, a 13 de fevereiro.

A data foi escolhida porque, em 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa para um grupo de 6 países.

Foi com o intuito de assinalar este dia que alguns alunos da Universidade Sénior de Oleiros passaram a manhã nos estúdios da Rádio Condestável (RC), em Cernache do Bonjardim.

O diretor e sócio fundador da estação, Carlos Ribeiro, fez a visita guiada explicando todo o processo de produção de uma notícia desde a redação, à gravação no estúdio e à transmissão para os nossos rádios.

Sendo uma rádio local com 34 anos de existência, a RC testemunhou muitos momentos marcantes do concelho e da região e houve também oportunidade de ouvir áudios de arquivo relativos a Oleiros.

O entusiasmo dos alunos era evidente, e em entrevista à RC, Augusto Matos, confessou que foi “uma surpresa” perceber como funciona uma rádio por dentro; “fazia uma ideia mas não tinha a ideia completa (…) Por muito que façamos uma ideia nunca sabemos como é que funciona na realidade”.

Também Edviges Rodrigues considera que foi “ver coisas que a tecnologia tem desenvolvido muito e não imaginava como é que isto era feito”.

Os “discos pedidos”, programa de sucesso há muitos anos na RC, era um dos mais falados pelos alunos da Universidade Sénior que puderam assistir à transmissão em direto e a partir de agora “quando estiver a ouvir já consigo ver os vossos estúdios mentalmente”, dizia Augusto Matos.

O Município de Oleiros pretendeu exatamente alargar o imaginário destes alunos, relativamente a uma rádio que lhes faz muita companhia.

Não sendo apenas um meio de comunicação, a rádio assume um papel de companhia e até de combate à solidão, tal como a Universidade Sénior – um projeto do CLDS 3G Novos Desafios de Oleiros em parceria com o Município.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: