Foi apresentado ontem, dia 14 de fevereiro, ao final da tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho, o projeto Tomar Ciclável, que prevê a criação de uma ciclovia com um percurso de cerca de dois quilómetros ao longo da Estrada da Serra, entre a Praceta Raul Lopes e o Instituto Politécnico.
Já com candidatura aprovada a fundos comunitários, este percurso pretende ser o primeiro troço de uma cidade mais amiga das pessoas e do ambiente em que as bicicletas desempenham um papel decisivo, e que prevê a extensão deste eixo até ao Convento de Cristo e a criação de um outro paralelo ao rio, aproveitando algumas estruturas descontínuas já existentes.

No caso concreto deste projeto, além da ciclovia propriamente dita, irá igualmente beneficiar o troço citadino da Estrada da Serra com requalificação urbana, arborização e melhorias na iluminação, bem como a criação de espaços de lazer com equipamentos infantis e aparelhos de exercício físico.
A intenção do Município é lançar brevemente o concurso público internacional de modo a que a obra possa ser começada ainda este ano.