6.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
No menu items!
InícioDesporto“Desporto para Todos” edição 2019 com candidaturas abertas

“Desporto para Todos” edição 2019 com candidaturas abertas

2M€ disponíveis

As candidaturas à edição de 2019 do “Programa Nacional de Desporto para Todos” (PNDT) estão já abertas até 15 de março.

Esta linha de financiamento disponibiliza este ano 2 milhões de euros para apoiar projetos que visem promover a generalização da prática da atividade física e desporto, particularmente junto de públicos e segmentos que ainda conhecem barreiras no acesso ao desporto.

Programas de desenvolvimento desportivo que apoiem a atividade regular das entidades, eventos desportivos, estudos e publicações são alguns tipos de projetos que podem ser apoiados pelo PNDT.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto sublinha a importância do Programa: “o que interessa verdadeiramente é que o projeto concorra, direta ou indiretamente, para que mais pessoas efetivem o seu direito ao Desporto, consagrado no artigo 79.º da Constituição. Temos um movimento associativo cada vez mais robusto, capaz de procurar novas metodologias e parceiros que ajudem a população em Portugal a viver melhor. Os clubes podem e devem trabalhar com outras associações que estão no terreno e conhecem bem os públicos a quem ainda pouco chega o Desporto. Igualmente importante é aproveitar o conhecimento que é produzido, a investigação deve abrir-se à ação e devemos agir com base em dados concretos, que muitas vezes ajudam a direcionar os nossos esforços e energia. Por exemplo, não basta querer magicamente que mais mulheres pratiquem desporto, é preciso conhecer os mecanismos sociais que fazem permanecer esta barreira e como combatê-los.”

Além da linha de financiamento, o PNDT conhecerá, em 2019, um modelo de reconhecimento das boas práticas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, com a organização de um Fórum Nacional do Desporto para Todos e sessões regionais de apresentação dos projetos que se distingam no ano em curso.

Quaisquer informações adicionais podem ser esclarecidas através do email: candidatura.desportoparatodos@ipdj.pt

Mais informações sobre o PNDpT em: http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=3&idMenu=4

Na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: