13.4 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 16, 2021
No menu items!
InícioCultura“Encontros à volta das pedras” tema de tertúlia sobre Turquesas na Serra...

“Encontros à volta das pedras” tema de tertúlia sobre Turquesas na Serra da Argemela

A Associação Raia Gerações e a Destarte Cooperativa, organizaram uma tertúlia no dia 15 de fevereiro, subordinada ao tema – “Turquesas na Serra da Argemela”.

O evento foi organizado na sede da Destarte Cooperativa em Castelo Branco.

O orador convidado foi o escocês, músico, artesão e investigador Tom Hamilton.

A Associação Raia Gerações foi apresentada pelos associados Nuno Mateus e Rogério Bentes, onde foram destacados os eventos realizados nos anos de 2017 e 2018 e a importância desta organização cultural nos múltiplos aspetos das valorizações e salvaguardas dos patrimónios materiais e imateriais, tal como as componentes desportivas e recreativas.

Jorge Gonçalves Rapoula, falou da sua organização que se dedica à investigação e promoção da cultura pastoril, assim como a obra do caricaturista Rafael Bordal Pinheiro.

Tom Hamilton o orador convidado dedica-se numa das vertentes à procura de pedras e sua classificação na serra da Argemela nomeadamente as pedras turquesas.

Pedras turquesas da Serra da Argemela

A serra da Argemela tem características únicas, serra essa que fica perto das aldeias de Barco, Lavacoios e Silvares.

Serra que contém lendas referentes aos povos pré-romanos nomeadamente os lusitanos, é uma serra com uma história com cerca de 3.000 anos.

Uma serra com uma beleza fantástica, com fauna e flora com determinadas características: as raposas, os morcegos e a sua vegetação. Serra que contém água durante todo o ano.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: