17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioNacionalOs desafios da Mobilidade Elétrica discutidos em Coimbra, dia 27

Os desafios da Mobilidade Elétrica discutidos em Coimbra, dia 27

Os grandes desafios da mobilidade elétrica, desde a regulação até ao impacto dos carregamentos na rede de energia elétrica, vão ser discutidos, em Coimbra, no próximo dia 27 de fevereiro, durante o seminário luso-brasileiro “Mobilidade Elétrica”, que terá lugar na Ordem dos Engenheiros (Rua Antero de Quental, 107).

Com organização conjunta do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) – Universidade de Coimbra e Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL), a iniciativa conta com a participação de representantes dos principais atores do setor, incluindo reguladores (ERSE e ANEEL), Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, MOBI.E, Efacec Energia, Efacec Electric Mobility, EDP Comercial, SMTUC e Critical TechWorks.

Pretende-se discutir a mobilidade elétrica sob “diversas perspetivas, apresentar visões, experiências e desafios da promoção da mobilidade elétrica em Portugal e no Brasil”, refere Carlos Henggeler, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do INESC Coimbra.

Segundo o cientista, um dos grandes desafios que a transição para a mobilidade elétrica coloca, do ponto de vista técnico, prende-se com “o impacto que a expansão dos postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos vai ter nas redes de energia elétrica. Vai ser necessária uma grande evolução na capacidade da rede de distribuição”.

“Chamada estratégica mobilidade elétrica: modelos de negócio”, “Descarbonização e a perspetiva dos utilizadores”, “O cliente da mobilidade elétrica” e “Perspetiva da Efacec para gestão de carregamento inteligente e de ativos de armazenamento de energia” são alguns dos temas que vão estar em debate ao longo do dia.

Este seminário insere-se no programa de parceria académica entre o INESC Coimbra e o GESEL e tem o apoio da Iniciativa Energia para Sustentabilidade da Universidade de Coimbra e da Ordem dos Engenheiros.

A entrada é livre.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading