13.2 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalTomar e Linhaceira, o concelho em que o Entrudo vale por dois

Tomar e Linhaceira, o concelho em que o Entrudo vale por dois

Possivelmente caso único a nível nacional, no concelho de Tomar existem duas festividades de Carnaval de grande dimensão, a da cidade e a de Linhaceira, e nas quais os foliões não precisam de optar porque os corsos acontecem tradicionalmente em momentos diferenciados: na Linhaceira na tarde de domingo gordo e em Tomar na tarde de terça-feira.

Com o feriado municipal a calhar na próxima sexta-feira, os festejos são antecipados um dia recaindo na manhã de quinta, dia 28 de fevereiro, os cortejos infantis, quer da escola da Linhaceira, quer das da cidade, onde culmina com festa na Praça da República.

Sábado é dia de bailes: às 20 horas na Linhaceira com Tocabrir, incluindo a apresentação do rei e da rainha deste ano; às 22h30 na tenda do Mercado, em Tomar, com Vida de Cão.

Mas antes disso realiza-se na Biblioteca Municipal o evento Carnaval Super-Heróis, que inclui diversas iniciativas de animação entre as 10h30 e as 13 horas e entre as 14h30 e as 17h30.

Devido à realização deste evento, os serviços da Biblioteca estarão encerrados ao público em geral durante o horário habitual de abertura.

No domingo, o centro das atenções é na Linhaceira onde o corso começa às 14h30, prolongando-se à noite com baile com o grupo Arregaita.

Na segunda, nova noite de bailes: ED+ às 22 horas na Linhaceira, onde pela meia-noite se realiza mais um concurso de fatos de papel; e baile de máscaras com o mítico O Trevo a partir das 22h30 na tenda do Mercado, em Tomar.

Na terça é dia de Carnaval e o corso é pelas ruas de Tomar a partir das 16 horas.

Na Linhaceira, a partir das 15, é a Grande Porcalhada, antes do fim de festa com baile abrilhantado por Éprajá, e que inclui à meia-noite a eleição do melhor mascarado.

Em Tomar, a festa só acaba na quarta-feira, com o enterro do Carnaval às 21h30.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: