Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Fevereiro 21, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Geopark Naturtejo participou na 6ª Reunião de parceiros do Projecto ESTEAM, na Noruega

Geopark Naturtejo participou na 6ª Reunião de parceiros do Projecto ESTEAM, na Noruega
José Lagiosa

A 6ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM (ERASMUS+), realizou-se na sede do Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO, em Egersund, na Noruega, entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019.

Dos parceiros portugueses, participou o professor André Azeiteiro em representação do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, bem como Mariana Vilas Boas, Carla Jacinto e Maria Manuela Catana em representação do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.

Esta reunião foi constituída por duas partes. A primeira parte foi dedicada à gestão do projeto e a segunda parte foi dedicada ao LTT (Learning Teaching Training), ou seja, ao Curso de Formação de Ensino Aprendizagem sobre a plataforma e Aplicação móvel TeachOUT.

A Empresa de Informática Islandesa, parceira do projeto, a Locatify, dinamizou o curso de formação.

Muitas horas foram dedicadas ao desenvolvimento de novos trilhos e à familiarização com a App móvel e a sua plataforma, CMS.

O curso de formação permitiu testar a App em dois trilhos no território do geoparque.

A Locatify apresentou uma versão preliminar do guia passo-a-passo (tutorial) que está a criar para que posteriormente os professores utilizadores da App possam aprender a usá-la como ferramenta educativa nas suas aulas de campo.

As escolas parceiras apresentaram as suas experiências e resultados aquando das saídas de campo em Ciências Naturais, com os seus alunos usando o TeachOUT, nos seus trilhos piloto. A Universidade de Liubliana apresentou um resumo das respostas dos alunos aos questionários após o teste-piloto realizado com a App TeachOUT em versão digital.

O último dia da reunião foi dedicado ao futuro da Aplicação TeachOut, sua divulgação e promoção.

A App TeachOut está pronta para ser descarregada em smartphones e tablets, e os professores podem começar a usá-la no ensino assim que obtiverem o seu próprio login e licença (etapa que está em fase de conclusão).

Em cada geoparque parceiro (Magma, Idrija e Naturtejo) decorrerão workshops de formação para professores sobre a APP TeachOUT, em abril/maio.

As Escolas do território do Geopark Naturtejo receberão informações para que os professores interessados se inscrevam no workshop.

A última reunião de parceiros do projeto ESTEAM decorrerá na Eslovénia, no Geopark Idrija, em 12 e 13 de junho de 2019.

Comentar