Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Junho 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Incomparável Gael Monfils é novidade absoluta no Millennium Estoril Open

Incomparável Gael Monfils é novidade absoluta no Millennium Estoril Open
José Lagiosa

-331 semanas no TOP 20 do ATP Tour

-Várias vezes vencedor de melhor ponto da semana

-Sete títulos do ATP Tour

-Melhor ranking: 6º ATP

-Duas vezes semifinalista em torneios do Grand Slam

-Já bateu Federer por 4 vezes e Nadal por 2 vezes

Um dos mais espetaculares tenistas de todos os tempos é a mais recente aquisição do maior evento tenístico nacional: Gael Monfils torna-se hoje no quinto nome divulgado para a quinta edição do Millennium Estoril Open – a realizar no Clube de Ténis do Estoril entre os próximos dias 27 de Abril e 5 de Maio, sob a organização da 3LOVE.

O carismático francês junta-se ao número cinco mundial Kevin Anderson, às jovens estrelas Stefanos Tsitsipas (‘Most Improved Player’ de 2018 e semifinalista no recente Open da Austrália) e Alex de Minaur (‘Newcomer of The Year’ em 2018 e recente campeão em Sydney) e ao campeão em título João Sousa no lote de vedetas pré-anunciadas; a lista final de participantes ficará conhecida após o fecho das inscrições, a 19 de março.

“Mal posso esperar por jogar pela primeira vez o novo torneio no Estoril. Vários colegas meus deram-me as melhores referências, destacando a organização muito amigável e profissional, um hotel excecional em Cascais e a excelente gastronomia”, referiu Gael Monfils numa mensagem para a organização. “Espero que os meus fãs portugueses e a comunidade francesa radicada em Portugal possam vir ver-me jogar e vou tentar corresponder às suas expectativas”, acrescentou.

“É com o maior prazer que anunciamos a presença de um dos mais fascinantes tenistas da história da modalidade”, sublinha João Zilhão, diretor do Millennium Estoril Open. “Há muito tempo que desejávamos contar com a participação do Gael Monfils, com a sua personalidade carismática e ténis acrobático, que vai com certeza deliciar não só o público em geral como os aficionados mais jovens em particular. O Gael Monfils é um dos mais populares tenistas do circuito e vai seguramente oferecer-nos momentos inolvidáveis no Clube de Ténis do Estoril”.

Um tenista de caraterísticas únicas

Atual 33º do ranking mundial (já ocupou o top 20 por 331 semanas e chegou a ser sexto em 2016), o acrobático Gael Monfils é mesmo um dos mais populares tenistas do planeta e será seguramente uma das principais atrações da quinta edição do Millennium Estoril Open.

Apontado desde a juventude como o legítimo sucessor do antigo campeão francês Yannick Noah, Gael Monfils é o jogador fisicamente mais espetacular do circuito masculino, tendo herdado os genes atléticos (1,93m, 83kg) do seu pai Rufin – um antigo profissional de futebol, em França, que nasceu na ilha de Guadalupe (também a sua mãe Sylvette tem origens insulares, já que é natural da Martinica).

Extrovertido e exuberante, geralmente com equipamentos e penteados a condizer com a sua personalidade, foi campeão do mundo de juniores em 2004, após uma fabulosa temporada em que ganhou três dos quatro torneios júnior do Grand Slam (Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon) e só falhou o quarto porque se apresentou com problemas físicos no US Open.

Desde então, tem construído uma reputação de ‘show natural da Martinica).

Com um poderoso serviço e igualmente eficaz no fundo do court como no jogo de rede, Gael Monfils é capaz de prestações atléticas que mais ninguém consegue e as contínuas espargatas já lhe valeram o cognome de ‘Homem-Elástico’ por parte dos fisioterapeutas do ATP Tour, que referem que nenhum outro tenista tem articulações tão flexíveis como as do jogador parisiense.

Gael Monfils_

Os seus compatriotas do circuito preferem chamá-lo ‘La Monf’, enquanto outros apelidam-no de ‘Le Freak’ por ser um fenómeno da natureza e ainda há quem opte por ‘Slider-Man’ devido à sua apetência em deslizar nos hardcourts como se de terra batida se tratasse.

Os cognomes múltiplos constituem bom sintoma: tantas alcunhas significam que Gael Monfils captura não só a imaginação dos seus colegas de profissão como dos aficionados!

No plano curricular, Gael Monfils ganhou o seu primeiro título do ATP Tour ainda teenager em Sopot, no ano de 2005.

No total, apresenta sete troféus de singulares em 28 finais e tem sempre jogado pelo menos uma final e derrotado um adversário do top 10 desde essa época da sua eclosão no circuito profissional, em 2005.

Na passada semana atingiu as meias-finais do torneio do ATP Tour realizado em Sofia, na Bulgária, perdendo apenas para o futuro campeão Daniil Medvedev depois de derrotar Stefanos Tsitsipas nos quartos-de-final.

Já bateu os dois melhores tenistas de todos os tempos: Roger Federer (quatro vezes) e Rafael Nadal (duas).

Gael Monfils é também um grande aficionado e praticante ocasional de basquetebol, destacando-se também a sua paixão pela música – tendo sido estrela no videoclip do tema ‘Hello’, de Martin Solveig.

Outra das suas paixões é a alta-relojoaria, sendo mesmo membro do júri do prestigiado Grand Prix d’Horlogerie de Genève (os Óscares da relojoaria).

O Millennium Estoril Open decorrerá de 27 de Abril a 5 de Maio e os bilhetes estão à venda nos locais habituais.

*Foto de capa: Getty Imagens

Comentar