Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 3, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Mau Tempo: IPMA baixa aviso laranja para amarelo em sete distritos do país

Mau Tempo: IPMA baixa aviso laranja para amarelo em sete distritos do país
José Lagiosa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou de aviso laranja para amarelo, o segundo menos grave, sete distritos de Portugal continental.

Segundo informação disponível no site do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão em aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à previsão de forte agitação marítima, baixando para amarelo a partir dessa hora, alerta que se mantém até às 18:00.

Estão ainda sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje os distritos de Setúbal, Beja, Faro e a Costa Norte da Madeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nas regiões Norte e Centro períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde.

São ainda previstos aguaceiros fracos até ao meio da tarde, em especial no litoral e no extremo norte, que serão de neve acima de 800/1000 metros até meio da manhã.

O vento soprará fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora (km/h) de noroeste, soprando até final da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral, e forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

Para a região sul, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde, e aguaceiros fracos até ao início da manhã e em especial no litoral oeste.

Segundo o IPMA, o vento estará fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando até meio da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste, e forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima.

Relativamente ao estado do mar, o IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com quatro a cinco metros, sendo de cinco a sete metros até meio da manhã, diminuindo para 2,5 a 3,5 metros no final do dia.

*Lusa / Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Comentar