22 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioNacionalSabe se está a agir em segurança em espaços públicos? Nunca é...

Sabe se está a agir em segurança em espaços públicos? Nunca é tarde para aprender!

A segurança em locais com muita afluência de pessoas passa por ter comportamentos de prevenção que serão muito importantes, em caso de precisar de reagir a uma situação de risco. Quer ande sozinho ou com crianças, sabe como agir em segurança em espaços públicos?

Lembra-se que a concentração de pessoas em espaços públicos pode, só por si, aumentar os riscos do bem-estar público?

Se vários indivíduos estiverem juntos num recinto num momento de pânico, mesmo sem justificação aparente, a situação pode desenvolver-se a ponto de causar feridos e perdas humanas.

“O hábito faz o monge e os comportamentos de segurança devem estar interiorizados sempre no nosso dia-a-dia. Se nos habituarmos a pensar na segurança de tudo o que fazemos e adotarmos boas práticas de prevenção, todos saímos a ganhar”, alerta Susana Casinha, Diretora-geral da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança.

Aja corretamente em situações mais normais, evitando criar perigos para si e para os outros, com as dicas da APSEI!

Cuidados gerais em situações comuns – porque é importante estar alerta

Pode parecer algo extremo, mas sempre que estiver em espaços públicos, como por exemplo centros comerciais, estádios de futebol ou salas de espetáculo, verifique onde é o ponto de encontro definido para o caso de o edifício ser evacuado e onde são as saídas de emergência.

Estas informações estão afixadas e deve ter por hábito consultar as plantas de emergência.

Familiarize-se com a sinalética dos espaços, em especial a sinalética de emergência, para que possa encontrar no mais curto espaço de tempo os locais previstos para a evacuação.

Se gosta de assistir a concertos ou outros espetáculos, esteja atento e nunca atire objetos nocivos para o ar durante os mesmos.

A entrada de objetos de vidro, pirotécnicos, incendiários, contundentes, facas ou canivetes e chapéus de chuva, é proibida em espaços públicos, por exemplo em estádios, pavilhões, concertos ou discotecas.

Se tiver dificuldades motoras, visuais ou auditivas, informe a organização do espaço. Se ao seu lado estiverem pessoas com necessidades especiais, preste especial atenção.

Não obstruir bocas de incêndio é regra importante

Não obstrua saídas de emergência ou as conhecidas “bocas de incêndio”, ao estacionar o carro.

Se sentir que uma situação está a evoluir para um pânico instalado, afaste-se do local o mais calma e ordeiramente possível, seguindo no mesmo sentido em que as pessoas se estão a deslocar.

Colabore sempre com as autoridades e os responsáveis do espaço: lembre-se que os mesmos estão nos espaços públicos para que a sua segurança seja garantida.

Tem crianças? Saiba como agir em espaços públicos

Sempre que levar crianças para espaços públicos certifique-se que têm uma placa informativa onde está o nome, o contacto telefónico e a identificação do responsável pelas mesmas – por muito cuidado que exista, as crianças são bastante esguias e desaparecem da sua vista em segundos. Previna-se.

Tenha especial atenção às crianças e, se possível, leve-as sempre pela mão. Ensine-lhes que, caso se percam, devem pedir ajuda às autoridades.

Se levar crianças a eventos de maior duração, não se esqueça que estas precisam de descansar, comer e beber água frequentemente. Leve consigo tudo o que precisa.

Nunca deixe as suas crianças sozinhas – por muito perto que a casa de banho possa estar e por muito interessante que possa ser o que está a fazer, acompanhe-as sempre.

A APSEI irá realizar, no próximo dia 13 de março, o Open Day APSEI Medidas de Autoproteção em Espaços que Recebam Público, na sede da associação, em Sacavém.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading