25 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioRegionalProjeto “Inova e Inventa” aproxima crianças às ciências na Sertã

Projeto “Inova e Inventa” aproxima crianças às ciências na Sertã

No corrente ano lectivo, são várias as iniciativas dinamizadas pelo Município da Sertã, em parceria com o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e Exploratório Ciência Viva de Coimbra, fundamentadas no pressuposto de que a ciência está ao dispor de todos, nomeadamente das crianças e dos alunos, de forma a promover o conhecimento científico, abrir horizontes e promover o sucesso escolar dos alunos.

No âmbito de Protocolo estabelecido entre as entidades referidas, o SerQ tem desenvolvido o Projecto “Inova e Inventa” composto por diversas ações com crianças da educação pré-escolar e alunos do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES), que têm realizado experiências relacionadas com a água, o ar, os sentidos, a luz e o calor, entre outras.

Neste contexto, cerca de 95 alunos das turmas do 9º ano do AES realizaram, a 13 de fevereiro, uma visita de estudo ao Exploratório de Coimbra, no âmbito do plano curricular da disciplina de Ciências da Natureza. Visitaram a exposição “Em Forma com a Ciência” que permitiu explorar questões relacionadas com o corpo humano, as suas funções, sistemas e morfologia.

No Hemispherium, uma sala de cinema especial, puderam assistir em 3D ao filme “Selecção Natural” em que Charles Darwin guia os alunos numa viagem às ilhas Galápagos, local que serviu de base à sua teoria sobre a origem das espécies, explicando os mecanismos da seleção natural.

Estas visitas de estudo são personalizadas de acordo com o perfil do grupo etário alvo, sendo acompanhadas por Técnico do Exploratório.

O Município da Sertã, sendo uma das entidades fundadoras do SerQ, associou-se ao Projeto Inova e Inventa, dada a relevância das atividades desenvolvidas que promovem a aquisição de conhecimentos e experiências, contribuindo para uma educação de qualidade ligada à Ciência e ao empreendedorismo e incentivando atividades que potenciem o interesse dos alunos através do contacto direto com a realidade das Ciências e das novas tecnologias.

O SerQ assume-se como um polo dinamizador da Região, desenvolvendo a sua ação no Apoio à capacidade empreendedora e de inovação de pessoas e empresas e transferência de conhecimentos e tecnologia.

Neste sentido, direcciona a sua ação para a Educação e preparação dos alunos, possibilitando-lhes o contacto com novas perspetivas da realidade futura, tanto em termos académicos como profissionais.

Neste âmbito, o Projeto “Inova e Inventa” abrange a população escolar do Concelho e dos Concelhos limítrofes, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, profissional e também população sénior.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: