11 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalFestival do Azeite e Fumeiro animou Proença-a-Velha com cultura e tradição

Festival do Azeite e Fumeiro animou Proença-a-Velha com cultura e tradição

Proença-a-Velha recebeu este fim de semana mais uma grande edição do Festival do Azeite e Fumeiro que promoveu o concelho de Idanha-a-Nova, Território UNESCO e Primeira Bio Região em Portugal, como destino gastronómico e cultural de excelência.

Durante os dias 2 e 3 de março, no Núcleo do Azeite e na Quinta da Nora decorreram inúmeras atividades para toda a família num clima de grande animação e com muitos visitantes.

“Neste certame estamos a promover os nossos produtos de qualidade, em particular o azeite e os enchidos, mas também toda a nossa gastronomia, artesanato e cultura”, referiu na inauguração João Carlos Sousa, vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

João Carlos Sousa, que representou a autarquia com a vereadora Elza Gonçalves, destacou o papel destes certames “para promover os produtos e expositores da região, muitos dos quais já biológicos, dinamizar a economia local e elevar a autoestima das populações que conquistam os visitantes com a sua hospitalidade e os seus saberes e sabores”.

Nesta sua 17ª edição, o Festival do Azeite e Fumeiro contou com provas de azeite, confeção de enchidos tradicionais, workshops para crianças, animação de rua e concertos para todos os gostos – desde música tradicional ao fado ou à cantora popular Rosinha.

A presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, agradeceu a presença de todos “neste festival já enraizado numa terra de bom azeite, fumeiro e outras tradições”, enaltecendo a importância da parceria com o Município de Idanha-a-Nova e as associações locais para o sucesso a cada nova edição.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: