20 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 22, 2021
No menu items!
InícioCulturaTrasladação de restos mortais para Castelo Branco marca Homenagem a Faria de...

Trasladação de restos mortais para Castelo Branco marca Homenagem a Faria de Vasconcelos

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Associação Hisculteduca, realizou-se, nos dias 1 e 2 de março, a iniciativa “Relembrar e Homenagear a Obra e Figura do Pedagogo Albicastrense António Sena Faria De Vasconcelos (1880-1939)”.

Um dos momentos mais marcantes desta iniciativa e que a perpetuará foi, o anúncio feito pelo autarca Luís Correia, acerca da conclusão do processo da transladação dos restos mortais de Faria de Vasconcelos, do Cemitério dos Prazeres em Lisboa para o cemitério de Castelo Branco.

Nasceu em Castelo Branco no século XIX, casa para onde volta mais de um século depois, com a sua esposa e sogra. Assim, é com muito orgulho que anuncio que a trasladação dos seus restos mortais, do cemitério dos Prazeres para o cemitério de Castelo Branco ficou concluída no passado dia 26. Finalmente Faria de Vasconcelos retorna a Castelo Branco”, afirmou o autarca.

Na cerimónia, onde estiveram presentes vários familiares do pedagogo albicastrense, foi ainda apresentado o livro “Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro”, coordenado por Ernesto Candeias Martins e editado pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

Recorde-se que Faria de Vasconcelos, natural de Castelo Branco, dedicou a sua vida à educação.

Foi um sociólogo pela sensibilidade ao ‘social’ e ao cultural, um pedagogista com ideias inovadoras relacionadas com a ‘pedologia’ e pedagogia experimental, um psicólogo na análise aos problemas escolares e impulsor da orientação escolar e profissional.

*Foto: CM Castelo Branco

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: