19.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 18, 2021
No menu items!
InícioCulturaExposição “Casimiro Freire, Fundador das Escolas Móveis e Apóstolo da Instrução Popular”

Exposição “Casimiro Freire, Fundador das Escolas Móveis e Apóstolo da Instrução Popular”

A Escola Superior de Educação do IPCB inaugura no próximo 6 de março, pelas 17h30, a Exposição “Casimiro Freire, fundador das Escolas Móveis e Apóstolo da Instrução Popular”.

Esta exposição, cedida pela Câmara Municipal da Sertã, estará disponível no átrio da escola e pretende dar a conhecer uma personalidade natural de Pedrogão Pequeno, um dos principais fundadores e grande apoiante de uma importante iniciativa educativa do final do Séc. XIX, as Escolas Móveis, que tinham como como finalidade procurar diminuir o analfabetismo de grande parte da população portuguesa da época.

Sendo familiar próximo do poeta João de Deus, e um entusiasta pela sua Cartilha Maternal: Método de leitura, Casimiro Freire foi grande impulsionador da aplicação do método de ensino de João de Deus às Escolas Móveis.

Polemista em jornais da época contra o analfabetismo e a incúria governativa nesta matéria, por parte da monarquia, defendeu desde o início a Associação de Escola Móveis com o Método de João de Deus, criada em 1882.

As Escolas Móveis foram adotadas, posteriormente, por iniciativa oficial da 1ª República, funcionando de 1913 a 1930 em prol de uma educação elementar da população escolar e estendendo-a, igualmente, à população adulta.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: