11 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioRegionalII Mostra de Profissões revela “rumos” académicos e profissionais aos alunos proencenses

II Mostra de Profissões revela “rumos” académicos e profissionais aos alunos proencenses

Diversos rumos académicos e profissionais foram apresentados na segunda edição da Mostra de Profissões: “Rumos, nós mostramos, tu decides”, organizada pelo Município de Proença-a-Nova, pelo Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e pelo Projeto Promover e Integrar CLDS 3G, que decorreu a 27 de fevereiro e 1 de março, e contou com palestras com diferentes temáticas, exposições e testemunhos de alunos do ensino superior.

“A educação é uma das áreas com prioridade absoluta para o Executivo Municipal. Dar a possibilidade aos nossos estudantes de escolherem de forma consciente o seu futuro, para que sejam cidadãos realizados profissionalmente numa sociedade que se quer evoluída e inclusiva como a nossa, é a estratégia que temos dinamizado nos últimos anos”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Dirigida aos alunos do 9º ano e secundário, esta iniciativa procurou apresentar aos jovens as diferentes opções formativas e todas as possibilidades de construção de uma carreira profissional, para que interromper a formação não seja uma escolha, mas também mostrar aos pais e encarregados de educação qual a realidade atual do mundo do trabalho, que é bastante diferente de há alguns anos e que será diferente no futuro.

“Nesta segunda edição, procurámos ser mais abrangentes e mais ambiciosos, tentámos responder a todas as questões dos nossos alunos, sendo que por vezes é difícil pois não há respostas certas ou erradas, mas pelo menos tentámos dar-lhes a nossa visão e o nosso testemunho”, refere o diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha.

No primeiro dia deste evento os alunos do secundário mostraram aos seus colegas do 9º ano aquilo que poderão encontrar no curso que escolherem no final deste ano letivo, seja ele de Línguas e Humanidades, de Ciências e Tecnologias ou os Cursos Técnico-profissionais, ajudando-os a tomar a melhor decisão e a partilhar as suas experiências.

No mesmo dia, teve lugar uma palestra dirigida aos pais e encarregados de educação do ensino secundário sobre o Mundo do Trabalho que contou a presença de responsáveis de duas empresas do concelho: Carlos Silva, sócio-gerente da Ambienti d ‘Interni, e Ricardo Araújo, diretor do polo de Proença-a-Nova da Outsystems, que apresentaram as características dos profissionais com quem trabalham.

Na sexta-feira, 1 de março, a manhã foi preenchida com uma palestra dirigida aos alunos do secundário com duas vertentes: a do aluno e a do profissional, na qual Ricardo Araújo, da Outsystems, voltou a frisar as características que um profissional tem de ter, independentemente da área que escolher, mas também foi abordado o perfil do aluno no Ensino Superior, na perspetiva do professor da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, George Ramis, e com o testemunho de dois alunos do Ensino Secundário que revelaram os medos e os desafios que tiveram de enfrentar quando ingressaram na universidade.

Esta palestra contou ainda com a participação da Catarina Veras e Nuno Leite, recém-chegados a Proença-a-Nova, que apresentaram a empresa Babel Ibérica. Durante a tarde os alunos assistiram a diversas sessões de esclarecimento sobre os procedimentos nas candidaturas de acesso ao ensino superior, proatividade e empreendedorismo, promovidas pela Associação Inspiring Future, inseridos no Programa de Combate ao Insucesso Escolar.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: