18.3 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 31, 2020
No menu items!
Início Cultura Poesia com a Alma Azul no Fundão, em Alcains e Tomar

Poesia com a Alma Azul no Fundão, em Alcains e Tomar

A Alma Azul, produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, produziu três eventos para assinalar o Dia Mundial da Poesia, em 2019.

Na cidade do Fundão, na vila de Alcains e em Tomar.

A primeira iniciativa decorre no Espaço Biblos, na cidade do Fundão, no próximo domingo dia 17, às 16 horas, e tem como título, “20 Autores à Procura de Um Leitor”.

A Alma Azul selecionou 20 Poetas que propõe a 20 Leitores (convite especial e intransmissível) para uma Leitura Comunitária.

Da vasta lista de autores destaca-se a brasileira Adélia Prado e o português Miguel Manso, mas também Al Berto, Jorge de Sena, Adília Lopes, Sophia, Ana Luísa Amaral e Eugénio de Andrade que, estarão na lista elaborada para assinalar o Dia Mundial da Poesia 2019, ano em que a Alma Azul completa 20 anos.

Miguel Manso

No dia 19, terça-feira, 20 Poemas de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, serão distribuídos por Espaços Públicos, em Alcains, especialmente cafés, pastelarias e restaurantes, num apelo à Leitura de Poesia.

Para os pais de recém-nascidos alcainenses, recordamos que dia 19 assinala-se o Dia do Pai, e a Alma Azul oferece a antologia “Poesia do Mundo”, com 22 autores.

No dia 21, Dia Mundial da Poesia, a Alma Azul leva a Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen à cidade de Tomar, num convite da Biblioteca e Câmara Municipal, para no seu auditório dinamizar uma sessão para cerca de 150 alunos e professores.

Jorge de Sena e Eugénio de Andrade

Recordamos que a Poesia tem sido uma expressão literária nuclear do trabalho da Alma Azul, promovendo Residências de Leitura e de Escrita, mas especialmente na edição de novos ou pouco divulgados autores, que através de antologias ou da sua revista de artes e ideias tem apostado na diversidade e alertado para a importância da Poesia nas sociedades contemporâneas. 

Como é do conhecimento geral, as Leituras Comunitárias e Espontâneas em Espaços Públicos têm sido uma aposta cada vez mais presente na Alma Azul, com a produtora a integrar a Poesia nos seus programas de divulgação da Leitura, de norte a sul do país.

1 COMENTÁRIO

  1. Posso enviar os meus Poemas para a Alma Azul, afim de serem apreciados? Fico a aguardar a V/resposta. Bem Hajam.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Grande Prémio de Portugal de Moto GP não terá público

O Grande Prémio de Portugal de Moto GP, entre 20 e 22 de novembro em Portimão, não terá público, anunciou hoje o...

Covid-19: Lisboa e Porto entre concelhos que vão entrar em confinamento parcial

Os concelhos de Lisboa e do Porto estão entre os 121 municípios que entrarão em confinamento parcial a partir de quarta-feira devido...

Covid-19: Dever de recolhimento e teletrabalho obrigatório em 121 concelhos a partir de 4.ª feira

Cento e vinte e um municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos...

Covid-19: Costa solicita audiência ao PR para eventual estado de emergência nos concelhos mais atingidos

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que já solicitou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma audiência para eventual declaração...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: