13.9 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Regional Rastreios no Dia Mundial do Rim na Casa da Cultura da Sertã

Rastreios no Dia Mundial do Rim na Casa da Cultura da Sertã

A Casa da Cultura da Sertã irá acolher, no próximo dia 14 de março, diversos rastreios gratuitos, por ocasião do Dia Mundial do Rim.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Renal Portuguesa (FRP) com o apoio da Câmara Municipal da Sertã, que visa alertar para os fatores de risco para a doença renal crónica, nos quais se inclui a diabetes, a hipertensão e o excesso de peso.

Pretende incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis (boa hidratação, exercício físico, dieta saudável, evitar o tabaco, reduzir o consumo de sal e açúcar) com vista a prevenir a doença renal crónica.

Entre as 11 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas, a população poderá realizar rastreios gratuitos (Tensão Arterial, Glicémia, Altura, Peso, Perímetro Abdominal e Índice de Massa Corporal) e receber conselhos que visem minimizar os fatores de risco para a doença renal crónica e, portanto, preveni-la.

Trata-se de uma campanha global de consciencialização sobre a saúde com foco na importância dos rins e na redução da frequência e impacto da doença renal e dos seus problemas de saúde associados em todo o mundo.

A campanha de 2019 é focada no peso da doença renal na população, a necessidade do acesso aos cuidados de saúde  e a importância da prevenção, com o tema: “Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem doenças renais de variadas causas.

Tanto a doença renal crónica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem doentes com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças autoimunes ou história familiar de doenças renais.

Em Portugal, a prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal tem vindo a aumentar anualmente e a incidência de doentes em diálise é das mais elevadas da Europa.

O objetivo final é promover a saúde da população, garantindo o acesso aos cuidados de saúde e incentivando a medidas e práticas que mantenham e melhorem a saúde renal.

A iniciativa é organizada pela Fundação Renal Portuguesa, em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) e com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e da Escola Superior de Saúde de Portalegre (ESSP).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

Trabalhadores dos CTT cumprem na segunda-feira primeiro de três dias de greve

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve na segunda, quarta e quinta-feira, exigindo aumentos salariais e reforço de colaboradores para o...

Feira do Livro de Natal na Biblioteca Municipal da Sertã

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, recebe durante o próximo mês de dezembro, mais uma edição da sua Feira do...

Vila Velha de Ródão: Cabazes de Natal Terras de Oiro disponíveis na loja online

Durante a quadra festiva que se aproxima, os produtos endógenos da marca Terras de Oiro vão estar ainda mais perto consumidores, onde...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: