34.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Julho 28, 2021
No menu items!
InícioCulturaMunicípio lança agenda Mistérios da Páscoa em Idanha

Município lança agenda Mistérios da Páscoa em Idanha

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova lançou a agenda Mistérios da Páscoa em Idanha 2019, publicação que calendariza o conjunto de tradições quaresmais e pascais que acontecem neste território.

São mais de 270 práticas e expressões de religiosidade popular associadas ao ciclo da Páscoa, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

No lançamento da agenda deste ano, em São Miguel de Acha, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, lembrou que “a devoção está sempre presente nas manifestações dos Mistérios da Páscoa, por isso há o cuidado de não teatralizar aquilo que é tão sentido pelas pessoas”.

Por conseguinte, a genuinidade das tradições rege todo o processo de revitalização dos Mistérios da Páscoa, um projeto que tem vindo a fundamentar a sua inscrição nas Boas Práticas da UNESCO para salvaguarda e promoção do património cultural.

“A agenda demonstra que o povo é o grande responsável pela revitalização destas práticas religiosas, que passaram de cerca de 100 no número inaugural para mais 270 nesta 11º edição”, observa Armindo Jacinto.

O presidente da Câmara Armindo Jacinto durante a apresentação

António Catana é responsável pela recolha e calendarização dos rituais que integram os Mistérios da Páscoa.

O investigador atesta que “subsistem no concelho de Idanha muitas tradições quaresmais e pascais que já não existem em grande parte do interior de Portugal”.

Os principais responsáveis por essa riqueza imaterial são os “guardiões e as guardiãs das tradições” que, nas 17 paróquias deste concelho raiano, fazem um “trabalho extraordinário de salvaguarda e valorização das suas próprias vivências”.

Presente no lançamento da agenda, Rita Jerónimo, do Ministério da Cultura, felicitou a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova “por todo o trabalho fantástico que tem feito na área da cultura, consciente da importância que a cultura pode ter para o desenvolvimento do território”

A apresentação da publicação contou ainda com intervenções do presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, Jorge Joia, e do Padre Martinho Mendonça.

Nesta edição de 2019 da agenda, o tema em destaque são as tradições religiosas de São Miguel de Acha, descritas e registadas em pormenor numa publicação que apresenta este ano imagem renovada.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: