11.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 25, 2021
No menu items!
InícioCulturaPalestra em Alvito da Beira promovida pela Real Associação da Beira...

Palestra em Alvito da Beira promovida pela Real Associação da Beira Interior

A Real Associação da Beira Interior, no dia 24 de Março, organizou uma palestra no edifício da Junta de Freguesia de Alvito da Beira subordinada ao tema – “Aníbal Barca, os Celtas e os Povos Pré-Romanos na Beira-Baixa”.

O orador convidado foi o escocês, músico, compositor e investigador Tom Hamilton, com o evento a contar com o apoio da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.

Na Mesa estiveram o orador, o presidente da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, António Antunes Coelho e o presidente da Juventude Monárquica, Rui Mateus.

Alvito da Beira, foi terra povoada pelos celtas. O prefixo AL – tem origem fenícia.

Apesar da língua portuguesa ter na sua maioria origem latina, também existem vocábulos de origem celta, aliás Dom Fernando de Almeida fez um dicionário de vocábulos antigos pré-romanos.

Mas, antes da invasão do Império de Roma habitaram na Península Ibérica os povos: iberos, celtiberos, lusitanos, celtas, vetões, hebreus, berberes, fenícios e cartagineses.

Tom Hamilton mostrou obras de grande importância referente aos povos pré-romanos: “História Geral de Portugal”, “Monarquia Lusitânia”, “Historia del Reyno de Portugal”, “Egitânia” e “O Crasto de Palheiros – Murça – Portugal”.

O orador disse e com razão que devia haver mais investigação dos povos pré-romanos, pois tem sido mais salientado a presença do Império de Roma na Península Ibérica.

É muito provável que os povos celtas que povoaram a Grã-Bertanha, a ilha de Irlanda e a França, que a sua origem seja da Península Ibérica, pois com as Invasões de Roma, muitos se refugiaram nesses locais, nomeadamente na Cornualha, País de Gales, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte e França.

Recentemente foram descobertas na Serra da Gardunha, nomeadamente em Alcongosta, gravuras rupestres, haverá certamente alguma ligação com as civilizações anteriores a Roma.

Vários símbolos estão relacionados com culturas anteriores a Roma: circulo espiral – celta, cruz descoberta na Serra da Gardunha – fenícia, lua crescente – fenícia, fénix –fenícia, tricel- vetão,

Aníbal Barca, que nasceu nas Ilhas Baleares, filho de Amílcar, sobrinho de Asdrúbal e filho de mãe lisboetas, foi um general que combateu Roma na batalha de Canas no Século IV antes de Cristo, que organizou o seu exército em Castelo Branco, com a cavalaria vetão e africana, recorrendo aos elefantes e aos cavalos lusitano e árabe.

Três grandes personagens da História Universal foram o terror do Império de Roma: Aníbal Barca, Viriato e Bodicca.

No final da palestra foi mostrado um vídeo com a ligação do folclore escocês com o do norte de Portugal. 

*Foto: Sic notícias

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: