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Desporto ao ar livre: que equipamentos usar para atingir os seus objetivos

Praticar exercício físico ao ar livre não só é mais fácil e mais barato, como também faz melhor à saúde, do ponto de vista físico e mental.

Não há horários nem rotinas, é mais estimulante, motivante e gera maiores níveis de satisfação e bem-estar.

A Toscca – Equipamentos em madeira, Lda possui uma gama de soluções certificadas de acordo com os requisitos de segurança EN-16630 que podem ser encontrados em diversas zonas públicas do país.

São vários os estudos que mostram que as pessoas que praticam exercício físico ao ar livre são mais ativas e têm mais energia.

Tudo porque o contacto com a natureza estimula os sentidos.

Isto, claro está, para além de ser gratuito e de dar acesso a alguns extras muito positivos, como o sol, a natureza e o ar puro.

O ritmo de vida atual coloca-nos em espaços fechados grande parte do dia.

Estamos muito tempo parados, sob luz artificial e a respirar um ar saturado.

A saúde mental é crucial para o bem-estar e a boa forma física.

Os benefícios para a saúde mental podem crescer até mais 50% quando o exercício físico é feito em parques ou florestas em vez de num ginásio.

Os especialistas dizem que fazer exercício outdoor uma vez por semana produz resultados visíveis e assegura ganhos na prevenção de doenças do foro mental, como a depressão. 

São já muitos os parques e jardins que disponibilizam uma série de equipamentos específicos que permitem trabalhar várias zonas do corpo.

Descubra quais utilizar para atingir os seus objetivos:

Extension: Reforça e desenvolve a musculatura dos membros inferiores, quadríceps, gémeos e glúteos.

Chest: Reforça e desenvolve a musculatura dos membros superiores, peitorais, deltóide e bíceps.

Bars: Desenvolve força e flexibilidade de membros superiores, como ombros e peitorais. Melhoria da condição muscular do abdómen e costas.

Waist: Exercita a cintura e ajuda a relaxar os músculos da cintura. Aumenta a agilidade e a flexibilidade da região lombar.

Wheels: Melhora a mobilidade dos membros inferiores, superiores e quadril. Melhora a flexibilidade geral das articulações dos ombros, clavículas, cotovelos e punhos.

Climber: Fortalece os músculos dos membros superiores e inferiores e melhora a flexibilidade das articulações. Aumenta e melhora a função cardiopulmonar.

Rowing: Fortalece os músculos das pernas e do peito, permitindo um movimento completo das extremidades. Melhora a capacidade cardiopulmonar.

Hockey: Melhora a mobilidade dos membros inferiores, proporcionando coordenação e equilíbrio ao corpo. Aumenta a capacidade cardiopulmonar.

Rudder: Reforça os músculos dos membros superiores, bem como a flexibilidade e agilidade das articulações do ombro e do punho.

*Foto: Ambiente Magazine

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