19.3 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalMutualista Covilhanense alcança equilíbrio financeiro

Mutualista Covilhanense alcança equilíbrio financeiro

Os associados da Mutualista Covilhanense aprovaram por unanimidade, no final deste mês de março, o Relatório e Contas do exercício de 2018, cujo resultado líquido foi positivo em cerca de 15 mil e 500 euros, mais cerca de nove mil do que no ano anterior.

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação gerou proveitos superiores a 1,6 milhões de euros.

Após a recuperação financeira registada em 2017, em 2018 a associação alcançou a estabilização financeira.

O presidente da direção, Nelson Silva, afirma que “fecha-se assim um ciclo, para outro se abrir”.

“Um ciclo que permite olhar o futuro com tranquilidade e confiança, para solidamente empreendermos novos e estruturantes investimentos, como é o caso da criação do hostel social na zona histórica da cidade da Covilhã”, salienta o dirigente. Nelson Silva adianta, em relação ao hostel, que “atualmente decorre um processo de consulta a empresas com vista à adjudicação da obra, que sofreu alguns atrasos, prevendo-se que possa estar concluído em breve, para que os trabalhos possam arrancar proximamente”.

Todas as valências e serviços da Associação continuaram a crescer em 2018, com destaque para a Farmácia, que ultrapassou o meio milhão de euros em vendas, e para a Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, vencedora de mais dois prémios nacionais, que foram o Fidelidade Comunidade, do grupo Fidelidade, e o 1º lugar do Prémio de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, atribuído pela CCDR Centro e consórcio Ageing@Coimbra.

A Unidade Móvel, na estrada desde finais de 2016, expandiu no ano passado o seu serviço médico (Clínica Geral) a sete localidades do concelho que já servia, alargou a sua atividade a Verdelhos e ao Pereiro (anexa de Sobral de São Miguel) e integrou duas novas iniciativas: a Oficina de Atividades, com os seus ateliês temáticos semanais de Exercício Físico e Informática/Multimedia; e o Programa de Saúde e Auditivo “OuViste? Ver melhor, Ouvir mais”, com consultas gratuitas de optometria e audiologia. Atualmente, a Unidade Móvel de Saúde opera em 10 localidades. Quanto ao Centro Clínico, ganhou 5 novas especialidades, entre as quais a de Cardiologia.

No total, o número de atendimentos contabilizado em todas as suas valências na área da saúde – Centro Clínico, Farmácia e Unidade Móvel – foi de 44.390.

“Em 2018 continuámos a privilegiar as parcerias estratégicas para melhorar a nossa atuação nas áreas social e da saúde, assim como a criação de mais benefícios, vantagens e serviços para os associados”, frisa Nelson Silva.

“E prosseguimos igualmente com a qualificação das valências de apoio à 3ª idade”, acrescenta o dirigente.

Exemplo disso são o novo projeto “Mental Gym em Casa”, assente em programas de estimulação cognitiva ao domicílio, direcionado para os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, lançado no último trimestre do ano, ou o “Jovens e Idosos num Clique”, cujos parceiros são a Escola Quinta das Palmeiras e o Laboratório NetGNA do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior.

Através deste último projeto, galardoado com o Prémio BPI Seniores no ano passado, “lançámos as bases para a criação de uma Sala Multimedia para os seniores institucionalizados, cujas obras estão em curso”, precisa Nelson Silva.

O dirigente revela que em 2018 foi projetado também outro novo espaço dentro da Associação, igualmente em construção.

Trata-se de uma sala para Grandes Dependentes / Demências.

Nelson Silva recorda ainda que no ano passado a Mutualista submeteu uma candidatura no valor de quase 600 mil euros ao Centro 2020 – Apoio ao Investimento em Infraestruturas e Equipamentos Sociais “para a realização de uma intervenção de fundo no edifício-sede, com enfoque na eficiência energética, obras diversas e na aquisição de novos equipamentos, outro dos grandes investimentos que gostaríamos de concretizar”.

Além dessa, foi realizada outra de perto de 50 mil euros ao Programa de Capacitação para o Investimento Social. A Mutualista aguarda ainda o resultado destas candidaturas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: