Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Alunos de Monsanto mostram o seu talento em residência artística

Alunos de Monsanto mostram o seu talento em residência artística
José Lagiosa

Os alunos da Escola do 1º Ciclo de Monsanto participaram durante uma semana numa residência artística com o artista plástico David Gonçalves, no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), uma iniciativa do Ministério da Educação.

A apresentação dos desenhos realizados teve lugar na EB1 de Monsanto, no dia 22 de março, com a presença da comunidade escolar, do artista convidado, do presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, do diretor do Agrupamento de Escolas, António Salgueiro, da coordenadora do PEEA, Carla Rosa, e da representante do Ministério da Cultura, Rita Jerónimo, entre outras individualidades.

As palavras do presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, traduziram o sentimento que imperou neste evento: “Monsanto exemplifica uma escola que tem aumentado o número de turmas e onde as crianças são felizes, num município que assume a educação como estratégia de futuro e onde as artes entram logo no Berçário e se prolongam até à Universidade Sénior”.

Nesse contexto, a representante do Ministério da Cultura, Rita Jerónimo, que tem um percurso profissional ligado a Idanha-a-Nova fez questão de felicitar, este “território de criação, de inovação e de futuro que encurta quaisquer distâncias face aos grandes centros urbanos”.

Armindo Jacinto aproveitou a oportunidade para lançar um desafio aos ministérios da Educação e da Cultura: Idanha está disponível para levar as suas produções artísticas a todo o país através do programa PEEA, nomeadamente enquanto Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.

O Programa Educação Estética e Artística é uma iniciativa que já desenvolveu 23 residências artísticas em contexto escolar no domínio de diferentes formas de arte: Educação e Expressão Plástica (caso de Monsanto), Educação e Expressão Musical, Movimento e Drama/ Teatro e Dança.

Comentar