21.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaConcerto do Grupo de Música da Universidade Sénior de Oleiros encerrou o...

Concerto do Grupo de Música da Universidade Sénior de Oleiros encerrou o semestre

A Universidade Sénior de Oleiros encerrou o primeiro semestre 2018/2019 assinalando-o com o habitual jantar-convívio que decorreu no passado dia 7 de março no Restaurante “Olhar o Zêzere” em Álvaro.

No entanto, este encerramento foi diferente de todos os outros, com a estreia no concelho de Oleiros do Grupo de Música da Universidade Sénior.

Esta disciplina reúne 56 alunos, que ensaiam semanalmente, com a preciosa ajuda da Academia de Música de Coimbra através da parceria desta com o Município.

As músicas tradicionais transportam-nos para outros tempos, em que as letras retratavam as vivências, tradições e profissões tão características desta região.

É no dia de encerramento do semestre que se relembram momentos e se agradece a todos os colaboradores, conforme frisou Vera Oliveira – coordenadora do projeto CLDS 3G “Novos Desafios”- nomeadamente: ao Município de Oleiros (pela cedência de Casa da Cultura, Piscinas Municipais e Técnicos); à Santa Casa da Misericórdia de Oleiros ( pela cedência do auditório para as aulas de teatro); à Sociedade Filarmónica Oleirense (pela cedência de espaço para as aulas de música); à Academia de Música de Coimbra (pela parceria nas aulas de música); à Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco (pela cedência do espaço para as aulas de tecelagem); à Junta de Freguesia de Álvaro ( pela cedência do espaço para realização do jantar); e a todos os que colaboraram na realização da peça de teatro “Alma”. O Vereador da Cultura, Paulo Urbano, reforçou todo o espírito colaborativo em que este projeto funciona, especialmente o trabalho dos formadores que é totalmente voluntário.

Neste semestre foram lecionadas as disciplinas de: saúde e qualidade de vida, música, tecelagem, educação física, cidadania e teatro.

O sucesso é evidente pelo número de formandos que continua a crescer: 114 neste semestre.

A Universidade Sénior destina-se a pessoas com mais de 55 anos e é de participação totalmente gratuita.

Esta iniciativa surge no âmbito das áreas de intervenção do CLDS, mais propriamente no que diz respeito ao envelhecimento ativo e à criação de condições e ferramentas para melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

A Universidade Sénior é uma ação do Município de Oleiros, através do CLDS 3G “Novos Desafios”.

As inscrições para o próximo semestre estarão abertas a partir do dia 14 no Gabinete do CLDS no edifício da Câmara Municipal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading