Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Maio 21, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Máscaras do Mundo na Biblioteca Municipal de Penamacor

Máscaras do Mundo na Biblioteca Municipal de Penamacor
José Lagiosa

A Biblioteca Municipal de Penamacor recebe, até ao dia 27 de março, a mostra Máscaras do Mundo. São mais de 30 peças em exposição, complementadas por gravuras em papel e informação escrita sobre o tema

A exposição Máscaras do Mundo, da autoria de Francisco e Manuela Abreu, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Penamacor, até ao dia 27 de março.

Francisco Abreu ganhou curiosidade sobre o tema durante o tempo de estudante e, mais tarde, enquanto professor de Filosofia, quando percecionou a relação entre o Teatro Grego e a utilização de máscaras para a mudança da imagem do ator, para alteração da projeção de voz ou para a utilização de figuras femininas.

“O Teatro Grego nasceu em plena democracia como forma de expressão dos sentimentos que na sociedade grega iam nascendo, forma de expressão dos medos e das relações com o sagrado”, explicou.

Posteriormente, alimentou este interesse através da procura do que são estas peças para outras culturas.

Segundo o autor, as máscaras constam das mais diversas expressões culturais, dos mais diversos povos do globo, não estando apenas associadas ao Carnaval.

Mais de três dezenas de máscaras patentes na exposição

Francisco Abreu e Manuela Abreu possuem mais de 50 máscaras na sua coleção, sendo que nesta mostra estarão patentes mais de três dezenas, complementadas por gravuras em papel e informação escrita sobre o tema.

Recorde-se que Francisco Abreu é natural de Penamacor, onde estudou e lecionou, antes de se tornar diretor regional do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco.

Depois disso, começou a lecionar em Évora e, desde 1987, que é vereador Câmara Municipal ou membro da Assembleia Municipal de Penamacor.

É fundador e ex-dirigente da Menagem – Associação Cultural e de Desenvolvimento de Penamacor.

Também Manuela Abreu é natural de Penamacor, foi funcionária da Caixa Geral de Depósitos e dirigente associativa da Menagem, estando, igualmente, por diversas vezes ligada às atividades culturais da Biblioteca Municipal do concelho.

A exposição Máscaras do Mundo pode ser vista durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Penamacor, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00.

Comentar