Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 7, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

PCP de Castelo Branco realizou XII Assembleia Concelhia

PCP de Castelo Branco realizou XII Assembleia Concelhia
José Lagiosa

A Organização Concelhia de Castelo Branco do PCP realizou a XII Assembleia, sob o lema “Reforçar a Organização, Dinamizar a Luta, um PCP mais Forte”, informou o partido em comunicado.

Na Assembleia debateram-se os problemas que o concelho enfrenta, nomeadamente a desertificação humana, a falta de emprego, os baixos salários e a precariedade, entre outros.

Foi aprovada a Resolução Política para os próximos quatro anos, que identifica os problemas do concelho e aponta caminhos, soluções e respostas para esses mesmos problemas: a situação política actual, o poder local, a juventude, a educação, a cultura, o ambiente, a saúde, os serviços públicos, o associativismo e o desporto.

Durante a discussão foi reafirmado que as soluções para o concelho passam pela ruptura com a política de direita, valorizando quem trabalha, aumentando o investimento público, salvaguardando os serviços públicos e funções sociais do Estado e  apostando na produção nacional.

Relativamente à actual fase da vida política nacional, a Assembleia realçou “que é preciso avançar na resposta aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País, nomeadamente, aumentando os salários e o Salário Mínimo Nacional, eliminando as normas gravosas do Código de Trabalho, repondo as carreiras na administração pública, aumentando reformas e pensões, repondo o princípio do tratamento mais favorável aos trabalhadores, impedindo a caducidade da Contratação Colectiva, garantindo a igualdade salarial entre mulheres e homens, garantindo as 35 horas para todos os trabalhadores, defendendo e valorizando os serviços públicos, desenvolvendo a luta dos trabalhadores e das populações”.

“A evolução da situação política continua marcada pela contradição de fundo entre os elementos positivos que, pela luta dos trabalhadores e do povo e pela intervenção do PCP, foram conseguidos na defesa, reposição e conquista de direitos, e os problemas estruturais causados pela política de direita e pelos constrangimentos externos a que o Governo do PS continua a amarrar o País, impedindo o seu desenvolvimento soberano”, acrescentam os comunistas.

A Assembleia elegeu a nova Comissão Concelhia de Castelo Branco, composta por 14 elementos. homens e mulheres, operários de vários sectores, professores e aposentados, ligados à vida e à luta do Concelho.

A Assembleia apelou, igualmente, ao desenvolvimento da luta de massas dos trabalhadores e das populações com destaque para o 45.º aniversário do 25 de Abril, na defesa das suas conquistas e valores, à semana da igualdade promovida pela CGTP-IN , à manifestação promovida pelo MDM no dia 9 de Março, à manifestação da juventude trabalhadora a 28 de Março e ao 1.º de Maio como grande luta convergente, promovido pela CGTP-IN.

Comentar