Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Um Comentário

Poesia com a Alma Azul no Fundão, em Alcains e Tomar

Poesia com a Alma Azul no Fundão, em Alcains e Tomar
José Lagiosa

A Alma Azul, produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, produziu três eventos para assinalar o Dia Mundial da Poesia, em 2019.

Na cidade do Fundão, na vila de Alcains e em Tomar.

A primeira iniciativa decorre no Espaço Biblos, na cidade do Fundão, no próximo domingo dia 17, às 16 horas, e tem como título, “20 Autores à Procura de Um Leitor”.

A Alma Azul selecionou 20 Poetas que propõe a 20 Leitores (convite especial e intransmissível) para uma Leitura Comunitária.

Da vasta lista de autores destaca-se a brasileira Adélia Prado e o português Miguel Manso, mas também Al Berto, Jorge de Sena, Adília Lopes, Sophia, Ana Luísa Amaral e Eugénio de Andrade que, estarão na lista elaborada para assinalar o Dia Mundial da Poesia 2019, ano em que a Alma Azul completa 20 anos.

Miguel Manso

No dia 19, terça-feira, 20 Poemas de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, serão distribuídos por Espaços Públicos, em Alcains, especialmente cafés, pastelarias e restaurantes, num apelo à Leitura de Poesia.

Para os pais de recém-nascidos alcainenses, recordamos que dia 19 assinala-se o Dia do Pai, e a Alma Azul oferece a antologia “Poesia do Mundo”, com 22 autores.

No dia 21, Dia Mundial da Poesia, a Alma Azul leva a Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen à cidade de Tomar, num convite da Biblioteca e Câmara Municipal, para no seu auditório dinamizar uma sessão para cerca de 150 alunos e professores.

Jorge de Sena e Eugénio de Andrade

Recordamos que a Poesia tem sido uma expressão literária nuclear do trabalho da Alma Azul, promovendo Residências de Leitura e de Escrita, mas especialmente na edição de novos ou pouco divulgados autores, que através de antologias ou da sua revista de artes e ideias tem apostado na diversidade e alertado para a importância da Poesia nas sociedades contemporâneas. 

Como é do conhecimento geral, as Leituras Comunitárias e Espontâneas em Espaços Públicos têm sido uma aposta cada vez mais presente na Alma Azul, com a produtora a integrar a Poesia nos seus programas de divulgação da Leitura, de norte a sul do país.

Comentários

  1. Ilidio dos Santos da Cruz

    Posso enviar os meus Poemas para a Alma Azul, afim de serem apreciados? Fico a aguardar a V/resposta. Bem Hajam.

Comentar