17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioCulturaRota dos Fornos Comunitários em Vilar de Boi, Vila Velha de Ródão

Rota dos Fornos Comunitários em Vilar de Boi, Vila Velha de Ródão

A aldeia de Vilar do Boi, no concelho de Vila Velha de Ródão, recebe no próximo sábado dia 6 de abril, a Rota dos Fornos Comunitários, uma iniciativa promovida pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com apoio do Município de Vila Velha de Ródão, no âmbito do programa Beira Baixa Cultural.

O evento pretende recuperar as tradições e receitas antigas e dinamizar os tradicionais fornos comunitários, valorizando os produtos típicos da região, como o pão, os bolos e os doces feitos nestes fornos, outrora um importante elemento da vida coletiva.

O programa tem início às 11h, com a visita aos fornos comunitários acompanhada pelo grupo de concertinas Traquinas e Companhia, da Associação Cultural e Recreativa As Palmeiras, seguindo-se, às 12h30, o almoço típico de Ensopado de Borrego.

Durante a tarde, às 15h, tem lugar um atelier gastronómico onde os visitantes podem aprender a confecionar os nógados, doce típico da freguesia de Fratel.

A partir das 15h30, realiza-se o Mercadinho com os produtos confecionados na Rota dos Fornos.

Este evento realiza-se no âmbito do Beira Baixa Cultural, um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading