Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Sessão sobre Defesa da Floresta, dirigida à comunidade estrangeira, registou boa adesão na Sertã

Sessão sobre Defesa da Floresta, dirigida à comunidade estrangeira, registou boa adesão na Sertã
José Lagiosa

Cerca de 45 pessoas da comunidade estrangeira residente no Concelho da Sertã marcou presença na última de nove sessões de sensibilização referentes à Defesa da Floresta, que teve lugar a 4 de março, no Salão da Assembleia Municipal, no Edifício dos Paços do Concelho.

Cristina Nunes, do Gabinete Florestal da Câmara Municipal da Sertã, apresentou o território e a sua organização administrativa, assim como as entidades envolvidas na defesa da floresta e combate a incêndios. Apresentou os critérios para a gestão do combustível nas faixas (cujos mapas estão disponíveis no site do município) no que diz respeito à eliminação de herbáceas e mato, desramação e as distâncias permitidas entre árvores e entre estas e edifícios.

Pedro Farinha, Sargento-Ajudante da GNR/SEPNA (Guarda Nacional Republicana/Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente), relembrou a questão das coimas previstas no caso de se verificarem contraordenações no âmbito da gestão de combustível. Reforçou alguns cuidados a ter na silvicultura preventiva, especialmente durante o denominado período crítico, assim como a importância do uso de dispositivos de segurança em tractores e máquinas agrícolas.

Francisco Pêraboa, Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco da Proteção Civil, apresentou os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

A mesa que presidiu a sessão

O primeiro estabelece medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio.

Já o segundo programa visa promover “ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais”.

A sessão contou também com a presença de Paulo Mariano, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e David Oliveira, adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários da Sertã.

Tratou-se da primeira iniciativa promovida pelo Município da Sertã dirigida especificamente à comunidade estrangeira residente no Concelho, sendo maioritariamente falada em inglês.

O público presente mostrou-se bastante interessado, tendo apresentado diversas dúvidas que foram esclarecidas pelas várias entidades ali representadas.

No final, destaque também para algumas intervenções em que foi elogiada a iniciativa do Município da Sertã em preparar aquela sessão especificamente para a comunidade estrangeira.

Comentar