11.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
No menu items!
InícioCulturaRódão recebe exposição e workshop dedicado às rosas

Ródão recebe exposição e workshop dedicado às rosas

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, acolheu, no dia 29 de março, a inauguração da exposição fotográfica “Um pouco mais de rosas”, seguida de um workshop sobre a importância histórica e simbólica desta planta na cultura europeia, dinamizado pelo botânico Luís Mendonça de Carvalho do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja.

A iniciativa dividiu-se em duas sessões do workshop e visita à exposição, às 14h e às 17h30, tendo a primeira sessão contado com a participação de Adelaide Salvado, professora aposentada do Instituto Politécnico de Castelo Branco e docente da Universidade Sénior daquela cidade, cuja intervenção se centrou sobre o uso das rosas nos tratamentos aplicados pelo médico albicastrense Amato Lusitano.

Perante uma plateia composta sobretudo por alunos das Universidades Sénior de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, a professora Adelaide Salvado relembrou um pouco do percurso do médico nascido em 1511, recordou a origem da rosa segundo a mitologia e mostrou como, já no século XIII, esta planta era conhecida da medicina.

Já Luís Mendonça de Carvalho deu a conhecer um pouco da história desta planta e da sua importância na cultura europeia.

Usada na medicina, na área da cosmética, no fabrico de óleo essencial e perfumes, ou na confeção de doces, bombons, chás e xaropes, a rosa assumiu também um forte simbolismo na arte ao longo dos séculos, como explicou ao público que encheu a sala o botânico e investigador do Instituto Politécnico de Beja.

Os presentes puderam desfrutar de um lanche e provar alguns produtos elaborados a partir de rosas no final da sessão

No final da sessão, e após uma visita guiada à exposição fotográfica, os presentes puderam desfrutar de um lanche e provar alguns produtos elaborados a partir de rosas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: