18.8 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioNacionalQuinta da Arrancada promoveu uma Prova de Vinhos no Centro Comercial Alegro

Quinta da Arrancada promoveu uma Prova de Vinhos no Centro Comercial Alegro

A Vinho ao Balcão, no Centro Comercial Alegro em Castelo Branco recebeu ao final da tarde do passado dia 4 de abril, uma prova de vinhos da Quinta da Arrancada.

Paulo Lalanda, anfitrião e produtor dos vinhos da Quinta da Arrancada, deu a degustar quatro vinhos, 2 Brancos e 2 Tintos, sendo que eram dois correntes e duas reservas.

Todos eles foram reconhecidos como vinhos a merecer atenção, em particular as reservas que apresentam já uma qualidade muito interessante face ao tempo de laboração da adega.

A tarde terminou com um jantar, servido aos convidados, no Leitão Beirão regado com os vinhos e espumantes produzidos na Quinta da Arrancada.

Paulo Lalanda servindo uma das convidadas

Refira-se que A Quinta da Arrancada, é uma propriedade com uma área de 20ha, situada a sul da Serra da Gardunha, próxima da aldeia Ninho do Açor.

Foi adquirida pelos actuais proprietários em 1974 e desde então tem sido alvo de várias intervenções sempre com o intuito de valorizar e aproveitar as excelentes potencialidades, quer das condições edafo-climáticas quer do tipo de solo.

Os proprietários sem antecedentes vitivinícolas, desde logo se aperceberam das potencialidades da vinha naquele local e numa primeira fase optaram por substituir as vinhas antigas, por uma plantação moderna.

Nas castas tintas apostaram, em variedades com grande potencial na região, como a Trincadeira e a Tinta Roriz, não se esquecendo da Touriga Nacional, não tão vulgar neta zona, mas de grande interesse enológico, nas castas brancas plantou-se Fonte Cal e Fernão Pires.

Numa segunda fase iniciou-se a construção de uma pequena adega na própria quinta com a capacidade para vinificar toda a produção de uvas, instalando o material necessário à recepção das mesmas, depósitos de fermentação e armazenamento com controlo de temperatura e a criação de um espaço para ser utilizado quando se procede ao engarrafamento, efectuado em sistema de prestação de serviços e de guarda às garrafas de tinto em estágio.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: