22.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 19, 2021
No menu items!
InícioNacionalAssociação Empresarial da Beira Baixa cria Serviço de Apoio à Internacionalização

Associação Empresarial da Beira Baixa cria Serviço de Apoio à Internacionalização

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), formalizou a criação de um novo Serviço de Apoio à Internacionalização, inserido no Gabinete de Apoio ao Investidor (GAI2020) já em funcionamento, em parceria com a Market Access, uma empresa de consultadoria especializada em processos de internacionalização e de apoio a empresas e instituições na abordagem a diferentes mercados externos.

O momento ficou registado com a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas entidades envolvidas, firmado pelo presidente de Direção da AEBB, José Adelino Gameiro e pela MarketAccess, Alexandre Nogueira.

Esta nova estrutura, irá disponibilizar um conjunto de serviços informativos, formativos e técnicos de apoio à estruturação e operacionalização de processos de internacionalização, no intuito de reforçar a atratividade e posicionamento internacional das empresas da nossa região.

Sobre este novo serviço e a importância estratégica que a internacionalização representa para muitas empresas, José Gameiro referiu que esta via pode significar “uma saída para muitas empresas perante a ‘pequenez do mercado interno’, uma oportunidade para inovar e desenvolver novas estratégias produtivas, para a organização de processos internos mais competitivos, para aumentar a performance (até a nível nacional), ou ainda, repensar que tipo de produtos/serviços são aceites nos mercados externos, entre muitos outros aspectos a considerar’.

No entanto, sublinhou que também pode significar ‘morrer mais longe’ porque “não chega só a vontade, é preciso um conjunto de pressupostos, atitude e serviços de apoio técnico para uma internacionalização consciente e segura”.

Assente nas premissas de partilha de experiências, associativismo e conhecimento de instrumentos alternativos que permitam reduzir custos e riscos, a AEBB com este novo serviço  pretende evoluir e ser mais dinâmica no apoio ao tecido empresarial.

A acompanhar este momento formal, estiveram presentes empresários e entidades da região, num dia totalmente dedicado a debater a temática da internacionalização, com a realização de um Workshop sob a temática “Exportar: Onde? Como? E quando?”, seguido da apresentação de novas ações de apoio à internacionalização, designadamente a realização de uma missão inversa à região, nos dias 13 e 14 de junho, com a vinda de importadores/compradores ao território oriundos de 12 mercados externos, juntamente com realização do I Forum Empresarial da Beira Baixa sobre a temática da internacionalização, terminando com  a realização de consultórios de apoio individualizado, promovidos por especialistas da área.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: