17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioNacionalAlunos pensaram futuro de Penamacor com projetos inovadores

Alunos pensaram futuro de Penamacor com projetos inovadores

O Interior do País recebeu, pela primeira vez, o programa “Desafio de Criatividade e Inovação”. Projetos de fixação de empresas na área da tecnologia, de reaproveitamento de desperdícios e resíduos florestais e de agricultura biológica foram os vencedores

Penamacor recebeu, no dia 5 de abril, pela primeira vez, o programa “Desafio de Criatividade e Inovação” (Creativity & Innovation Challenge).

Esta foi a primeira vez que esta iniciativa decorreu num concelho do interior do país, sendo também a primeira vez que os alunos foram desafiados a pensar o seu próprio futuro no concelho.

Do evento, saíram três equipas vencedoras, compostas por alunos de diferentes anos do ensino secundário.

Um destes projetos, previa a fixação de empresas na área da tecnologia, sendo que, de uma maneira geral, consistia na criação de condições ideais para a fixação de grandes empresas, aproveitando os benefícios dos recursos endógenos da nossa região, principalmente na área da energia sustentável, como por exemplo a Tesla Portugal.

Um segundo projeto, designado Beira Floresta, consistia numa empresa, que numa lógica de sustentabilidade ambiental, reaproveitava todos os desperdícios e resíduos florestais do nosso concelho/região, para fins múltiplos (como por exemplo produção de pellets, entre outros).

Por fim, um terceiro projeto, na área da Agricultura Biológica, pretendia o reaproveitamento de terrenos baldios e/ou públicos para a produção de produtos biológicos.

Recorde-se que esta iniciativa propôs aos alunos do Ensino Secundário um desafio de criatividade e inovação que, com recurso a uma metodologia de trabalho de equipa, teve como objetivo a procura de soluções para a resolução de um problema de uma empresa ou comunidade.

Nesta primeira edição, os alunos foram estimulados a refletirem sobre o seu próprio futuro no concelho de Penamacor.

Durante este dia, os participantes foram orientados por mentores.

Estes mentores são empresários e dirigentes de entidades locais, que apostaram e investiram no concelho e que se pretendia que fossem vistos como uma referência para estes alunos.

Destaca-se, igualmente a colaboração dos professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS).

Cada grupo de alunos teve, no final, que fazer a apresentação das suas ideias, sendo que os melhores trabalhos foram premiados por um júri.

Os três projetos vencedores irão visitar o Hangar Principal da TAP e ter uma experiência no Pavilhão do Conhecimento, numa oferta da Câmara Municipal de Penamacor.

O Creativity & Innovation Challenge é um programa promovido pela Junior Achievement Portugal, sendo que esta edição resulta de uma organização conjunta desta entidade com o Município de Penamacor e com a colaboração do AERS.

A iniciativa surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pelo Município de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

Alunos que participaram no
programa “Desafio de Criatividade e Inovação”

O projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading