27.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 14, 2020
No menu items!
Início Cultura Câmara de Idanha-a-Nova organizou Curso de Religiosidade Popular

Câmara de Idanha-a-Nova organizou Curso de Religiosidade Popular

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promoveu, nos dias 12 e 13 de abril, o 6º Curso Livre sobre Religiosidade Popular, que debateu o tema “Ruralidade e Piedade Popular no Nosso Tempo” no Forum Cultural e acompanhou celebrações pascais no seu próprio território.

O evento incluiu também, no segundo dia, o XII Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, com a participação de vários grupos.

Na abertura do Curso Livre, que integra a agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha, o presidente da Câmara Municipal afirmou que o evento “é um bom momento para refletir e ir ao encontro de algumas das práticas que ocorrem por todo o nosso concelho e que envolvem as nossas gentes, sempre com muita fé e devoção”.

Em nome da autarquia, Armindo Jacinto agradeceu a todos os que têm contribuído, ano após ano, para a salvaguarda e promoção das celebrações quaresmais e pascais, em especial “as gentes de Idanha e da nossa diáspora que participam de forma informal ou através de instituições”.

No decurso de 90 dias, desde Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes, decorrem mais de 270 expressões de religiosidade popular no concelho de Idanha-a-Nova, um processo de boas práticas que está a fundamentar uma candidatura à UNESCO.

Armindo Jacinto e António Catana durante a abertura do Curso Livre

Ainda na abertura do Curso Livre, o investigador António Catana, coordenador do projeto Mistérios da Páscoa em Idanha, considerou que é “um estímulo muito grande verificar a ampla participação neste evento, frequentado por pessoas que querem conhecer as nossas tradições e honrar os guardiões e guardiãs desta riqueza popular”.

Ao longo de dois dias, o Curso Livre reuniu académicos, investigadores e outros interessados em conhecer mais sobre religiosidade popular no ciclo da Páscoa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Concertos e prémio literário em destaque este fim de semana em Proença-a-Nova

Em dia de feriado da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Proença-a-Nova, o Parque Urbano Comendador João Martins irá receber duas iniciativas...

Covid-19: Governo não pondera ainda proibir de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos...

IGAMAOT levanta 61 autos de notícia por incumprimentos

Ao abrigo da lei sobre acidentes com matérias perigosas A Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e...

Câmara Municipal do Fundão comemora Dia Internacional da Juventude

A Câmara Municipal do Fundão associou-se ao IPDJ, ao CNJ e à FNAJ nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, dia 12...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: