35.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 4, 2020
No menu items!
Início Regional Fim de semana de queijo em Alcains

Fim de semana de queijo em Alcains

Feira onde o sabor é requisito essencial enaltece importância do setor na região

O passado fim de semana ficou marcado pela Feira do Queijo em Alcains.

O evento destaca um dos produtos endógenos com mais reconhecimento e um dos que têm mais tradição do Concelho.

Para Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o setor do queijo está a crescer no Concelho, é cada vez mais valorizado e tem uma tradição muito forte”, referindo como objetivo reforçar o reconhecimento de Alcains como terra de queijo.

Luís Correia reforça ainda a qualidade do queijo e os esforços desenvolvidos na sua promoção e valorização em toda a Região Centro, no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, liderado pela InovCluster, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Segundo afirma o autarca, “temos incentivado o aumento de produção e temos percebido que esse aumento é já uma realidade”.

A aposta na dinamização da feira tem-se verificado na criação de propostas apelativas e diferenciadoras, como é o caso de demonstrações gastronómicas e show cookings realizados por chefs reconhecidos, bem como as várias atividades desenvolvidas para os mais pequenos que incentivam a um maior conhecimento e ligação com os animais que dão origem ao leite e com a própria produção na Região.

Para Mário Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Alcains a feira “ao longo dos anos vem crescendo ao nível de visitantes”, realçando como fator preponderante a curiosidade das pessoas em ver como se trabalha o queijo.

Mário Rosa mostra-se também satisfeito pelos valores crescentes que se têm verificado, não só no número de animais, como também de produção de queijo, “nota-se que há um incremento na parte da produção de queijo, assim como na comercialização dentro de Alcains”, afirma.

A feira foi ainda palco de grandes performances artísticas com destaque para os muito aguardados “Os Azeitonas” e o grupo Fado Branco.

O certame resulta da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco em conjunto com as juntas de freguesia, com um programa de eventos setoriais que promovem o dinamismo económico do Concelho.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

Inaugurada exposição “O Lince sob Perspetiva” em Penamacor

Foi inaugurada a exposição “O Lince sob Perspetiva”, que estará patente até ao dia 18 de setembro no Museu Municipal de Penamacor.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: