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Portugueses têm confiança nos produtos nacionais e são favoráveis a selo Made in Europe

85% dos consumidores portugueses consideram que rótulos a identificar o local de produção são símbolos de confiança e constituem uma garantia da qualidade e rastreabilidade dos produtos. Um sentimento acima da média europeia (a média dos 17 países é de 77%), segundo o Barómetro Europeu Observador Cetelem Consumo 2019. Portugueses são também os que mais sentem confiança nos produtos fabricados no país (98%)

80% dos portugueses defende que a promoção de rótulo a identificar origem europeia de produtos apoiaria o consumo face a produtos de outras partes do Mundo.

Mais 6 pontos percentuais do que a média dos 17 países.

Apenas em Espanha (84%) se registam uma maior percentagem de inquiridos favoráveis a esta promoção.

Na República Checa (58%), na Ucrânia (60%) e na Noruega (63%) é onde se regista menor adesão. 

Em média, 75% dos europeus dizem mesmo que preferem produtos com proveniência europeia face a outros continentes. Portugal e Espanha revelam-se particularmente pró-europeus, com 91% dos inquiridos em Portugal e 85% em Espanha a confirmarem confiança em produtos europeus.

Italianos (62%), franceses (69%) e checos (69%) são os países em que menos inquiridos manifestam confiar nos bens com origem europeia. 

Romenos, portugueses e britânicos são os que mais confiam em produtos norte-americanos (79%, 74% e 73%), ao contrário de austríacos (35%), franceses (50%) e italianos (50%) que figuram no fim da tabela.

Na Noruega e no Reino Unido, os produtos fabricados na Ásia são os que reúnem menor percentagem de preferências (57% e 45%; 50% e 45% para os produtos fabricados na Coreia do Sul e na China, respetivamente).

Já os portugueses encontram-se acima da média europeia relativamente à confiança em produtos com origem nestes países asiáticos, com 45% e 29%.

Rótulos para aumentar a confiança

Menos de metade, dos inquiridos nacionais (47%) são da opinião que existem muitos rótulos, o que contrasta com 62% na média dos países europeus.

Talvez por esta razão os portugueses são os que mais desejariam ver os rótulos a aumentar no futuro, 85% (mais 14 pontos percentuais do que a média europeia).

Por outro lado, deseja-se também uma melhoria na identificação dos rótulos, uma vez que pouco mais de metade dos consumidores (57% dos portugueses e 56% dos europeus) os reconhecem facilmente.

Segundo os resultados do Observador Cetelem Consumo 2019, 73% dos inquiridos em Portugal afirmam que os rótulos influenciam as escolhas de consumo (face a uma média de 66% entre os 17 países).

Um dos países que se destaca, claramente, no que respeita à respetiva valorização e promoção dos produtos locais é a Itália.

Os consumidores italianos expressam as opiniões mais vincadas relativamente a todos os aspetos relacionados com esta questão.

69% identificam facilmente os rótulos, apenas 54% afirmam já existirem em número suficiente e 79% esperam que o respetivo número venha a aumentar no futuro.

89% dos italianos consideram também que os rótulos nacionais equivalem a uma garantia de qualidade e rastreabilidade.

Neste campo, Portugal configura-se no segundo lugar, com 85%, seguido de Espanha e França, com 79%.

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