17.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 23, 2020
No menu items!
Início Nacional Mutualista traz à Covilhã “Café Memória” da Alzheimer Portugal

Mutualista traz à Covilhã “Café Memória” da Alzheimer Portugal

A Mutualista Covilhanense, através do seu Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), traz à Covilhã no próximo dia 9 de maio a iniciativa “Café Memória Faz-se à Estrada”, da Associação Alzheimer Portugal e Sonae Sierra, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (UBI) e Município da Covilhã.

Esta iniciativa de âmbito nacional realizará duas sessões na cidade: uma na Biblioteca Municipal e outra na UBI.

“Café Memória Faz-se à Estrada” é um projeto itinerante que visa informar e sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal.

A sessão que terá lugar na Biblioteca decorrerá entre as 15h e as 17h e destina-se ao público em geral, enquanto a da UBI será na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas entre as 11h e as 13h, tendo essencialmente como público-alvo a comunidade académica, sobretudo os estudantes.

As sessões estarão subordinadas ao tema “Vamos falar sobre a doença de Alzheimer e outras demências”, prevendo o acolhimento individual dos participantes, uma dinâmica de grupo, uma apresentação sobre a temática e coffee break para promover o convívio entre todos.

A iniciativa conta com o apoio do Restaurante Bella Pasta, Paço 100 Pressa e Sogenave – Food Solutions.

Embora de participação gratuita, os interessados devem realizar inscrição prévia através do nº 275 310 870 ou do email gafpda.mutualistacovilhanense@gmail.com.

A nível nacional, o “Café Memória Faz-se à Estrada” tem como parceiros institucionais a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Este projeto nasceu a partir de outro, o “Café Memória”, lançado em 2013, atualmente com 19 locais de encontro em todo o país e o contributo de mais de 60 entidades parceiras.

Através do “Café Memória Faz-se à Estrada”, o projeto tem vindo a percorrer as estradas de Portugal para chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos.

O “Café Memória” consiste numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica e destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores, concretizando-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

Trata-se de um projeto que visa também contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.

As sessões itinerantes têm um formato idêntico às sessões do “Café Memória”.

A Mutualista Covilhanense tem ao longo dos últimos anos dedicado especial atenção à problemática das demências, através da implementação de vários projetos, como o “Mental Gym em Casa”, de estimulação cognitiva ao domicílio, ou o “No Horizonte das Demências”, galardoado em 2017 com um Prémio ao Valor Social da Fundação Cepsa –  que engloba o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer e a Sala Snoezelen, equipamentos que funcionam desde esse ano nas instalações da Associação e que estão abertos à comunidade em geral, com serviços gratuitos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Oferta de quartos para arrendar dispara entre Maio e Agosto deste ano face ao mesmo período de 2019

A procura, no entanto, caiu 89% na comparação dos períodos indicados Principais conclusões: Ainda do...

II Jornadas do Interior dia 25 de setembro nas Termas de Monfortinho

O Jornal do Fundão, em conjunto o Municipio de Idanha-a-Nova, vão organizar as II Jornadas do Interior no dia 25 de setembro...

Covid-19: Praxe preocupa instituições do ensino superior, algumas já proibiram

Em tempo de pandemia da covid-19, as atividades de praxe no início do ano letivo estão a preocupar os reitores das universidades...

Covid-19: Açores recomendam máscara em espaços públicos com grande concentração de pessoas

O Governo dos Açores vai recomendar "o uso de máscara em espaços públicos abertos com grande concentração de pessoas", no âmbito da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: