31.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Julho 27, 2021
No menu items!
InícioRegionalAmato Lusitano desenvolve “Nós e a Páscoa” junto de jovens das comunidades...

Amato Lusitano desenvolve “Nós e a Páscoa” junto de jovens das comunidades carenciadas

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento no âmbito do Projeto Nós com os Outros – 7ª Geração do Programa Escolhas, desenvolveu junto de 32 crianças e jovens das comunidades migrantes, ciganas e refugiados do território, duas semanas de atividades intituladas “Nós e a Páscoa”.

A calendarização da iniciativa contou a dinamização de um conjunto de atividades pluridisciplinares como artes plásticas, expressão dramática, apoio ao estudo, atividades desportivas, ações de cidadania lúdico-pedagógica e participação comunitária como o Passeio Interpretativo e Operação de Limpeza na Albufeira de Santa Águeda.  

Esta iniciativa, num total de 90 horas de trabalho com estas crianças/jovens, envolveu também pais/encarregados/as de educação, voluntários/as e parceiros.

Pretende-se, numa lógica de continuidade, e durante os próximos dois anos, continuar a apostar neste tipo de iniciativas, bem como em atividades de inclusão escolar, social e profissional nas escolas e no território destas comunidades.

Para além das atividades em itinerância, o Espaço Nós com os Outros, nas Instalações da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento na Quinta da Fonte Nova, estará aberto todos os dias durante o período da tarde para o desenvolvimento de atividades de apoio ao estudo, expressões artísticas e para a mobilização de jovens para as questões cidadania ativa e responsabilidade cívica.

Jovens participantes na atividade “Nós e a Páscoa”

Neste seguimento a equipa de projeto procura agora jovens voluntários/as para integrar a atividade “Nós com os Tutor@s” e criar assim uma bolsa de tutores/as para acompanhar o progresso escolar de cada jovem participante.

Muito mais que um acompanhamento escolar, é um estímulo para a inclusão e aculturação destes/as jovens.

Relembre-se que, em muitos dos casos, a língua é sim uma barreira mas que o ser e estar presente é uma ponte entre a solidão e a construção de uma amizade ou a inclusão social destas crianças. 

Se tem interesse em tornar-se tutor/a ou inscrever um/a jovem no projeto, pode fazê-lo através do email nco.e7g@gmail.com, do telefone 272 325 126 ou presencialmente nas instalações da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: